Uma prótese inteligente de tornozelo para qualquer terreno.

Albert - News

26 Junho, 2018

Uma das partes mais difíceis de se reproduzir mecanicamente - de forma natural - é o tornozelo humano. Com movimentos em várias direções, e controlado por tendões e ligamentos ele pode transformar um terreno acidentado e um andar macio. Tudo por causa dos movimentos e absorção de mudanças do terreno, ajudando no equilíbrio. Também os movimentos para descer um lance de escada são completamente diferentes de subir a mesma escada. Faça o teste: tente andar com o tornozelo imóvel. Além de ser muito difícil, se você conseguir ficará com o passo igual a de um robô.

Pois pesquisadores da Vanderbilt University desenvolveram um tornozelo mecânico e com microprocessadores, sensores, atuadores e um pequeno motor. "Nossa prótese de tornozelo é inteligente, então você pode usar um sapato, um tênis de corrida, um chinelo - o que você quiser - e o tornozelo se adapta", diz Michael Goldfarb, professor de Engenharia Mecânica e co-diretor do Center for Rehabilitation Engineering and Assistive Technology. "Você pode subir as encostas, descer ladeiras, subir e descer escadas que o dispositivo descobre o que você está fazendo e funciona da maneira que deveria."

 

 

É mais um passo para a recuperação total de movimentos à amputados. Além, é claro, da possibilidade de adaptação deste equipamento à futuros robôs humanoides que teriam ainda mais semelhanças com um ser humano em um ponto que nos diferencia muito deles.

 

Leia mais em TechXplore.