Tive uma ideia - Da quantidade sai a qualidade. O que faço com as sobras? - por Tadeu Brettas

Artigo

25 Outubro, 2019

Pode parecer presunção, mas todo processo bem feito de geração de ideias gera sobras. Você como pessoa adepta da sustentabilidade, ficará feliz em saber que há uma ferramenta de classificação de ideias que serve justamente para você guardar seus "melhores vinhos" para serem tomados mais tarde. Até porque, uma ideia que não possa ser utilizada agora não é necessariamente ruim.

Essa ferramenta se chama "COCD Box" é de fácil compreensão e uso. Basta ter uma cópia no momento do brainstorming e/ou da aplicação do método SAMCEA e pronto: classificar as ideias pelo grau de originalidade em relação à viabilidade de realizá-las já ou em um futuro próximo ficará prático e rápido.

Vamos conhecê-la?



Entendendo melhor:

  • Quadrante Azul: coloque nele todas as ideias que foram consideradas "normais" pelo grupo e que podem ser implementadas já.
  • Quadrante Verde: coloque nele todas as ideias que foram consideradas originais e inovadoras e que também podem ser implementadas agora.
  • Quadrante Amarelo: aqui ficarão as ideias originais e inovadoras, mas que não podem, por alguma razão, ser implementadas no curto prazo. Essas razões podem ser variadas, mas normalmente dizem respeito a acesso a tecnologia.

Ideias que não foram aproveitadas no processo que as gerou podem se mostrar úteis em algum momento futuro. A matriz "COCD Box" irá lhe ajudar a registrá-las, priorizar as que devem seguir em frente e principalmente manter motivadas as pessoas que participaram do processo.