Realidade Mista: Quais os efeitos da tecnologia na rotina diária

Artigo

25 Março, 2024

Parece que estamos vivendo em uma cena de "De Volta Para o Futuro II", mas a verdade é que essa é a realidade que já havia sido prevista muitos anos antes por Steven Spielberg e pelo poeta francês Paul Valéry, quando disse que "O problema do nosso tempo é que o futuro não é mais como costumava ser" nada mais é do que a nosso novo normal. No final do ano de 2023, além de vermos a chegada da Inteligência Artificial, que trouxe um Universo de possibilidades, presenciamos a chegada dos óculos de realidade aumentada.

Criados para criar uma experiência totalmente inovadora, chamada realidade mista, esses óculos unem a realidade aumentada, um recurso que se aplica em ambientes reais, com uma série de possibilidades fictícias.

Já deixamos para trás as chamadas de vídeos e a interação com robôs que desejávamos em "Os Jetsons" e agora estamos vivendo a possibilidade de ler e-mails, ver o feed das redes sociais e assistir à filmes sem precisar se deslocar ou pegar o celular e o melhor: alterando tudo isso através de comandos simples.

 

A inovação da Apple

Conhecida pela sua incrível capacidade de inovação, a gigante dos smartphones inovou mais uma vez com a chegada do Vision Pro, óculos de realidade mista que replica o cenário ao redor do usuário, mas com funções adicionais, como notificações de compromissos, preços de produtos e a possibilidades de fazer chamadas em um ambiente virtualmente fascinante.

 

Além do entretenimento

A realidade mista está revolucionando a forma como realizamos tarefas cotidianas. No campo da educação, por exemplo, ela oferece oportunidades sem precedentes de aprendizado experiencial. Imagine estudantes de biologia explorando modelos tridimensionais de células ou arquitetos, visualizando projetos em escala real antes mesmo de construí-los. Essas aplicações não apenas tornam a aprendizagem mais envolvente, mas também facilitam a compreensão de conceitos complexos.

Já no meio corporativo, engenheiros podem visualizar protótipos em 3D e realizar simulações antes de iniciar a produção, reduzindo custos e tempo de desenvolvimento. Além disso, a capacidade de realizar reuniões virtuais em ambientes compartilhados está transformando a dinâmica do trabalho remoto, aproximando equipes dispersas geograficamente. 

A realidade mista está moldando rapidamente nossa rotina diária, proporcionando novas formas de entretenimento, aprendizado e trabalho. Seus efeitos são profundos e multifacetados, promovendo tanto oportunidades quanto desafios que devem ser cuidadosamente considerados à medida que abraçamos essa nova era tecnológica.