Pitch de negócios: Por que a boa comunicação é essencial para líderes de sucesso?

Artigo

22 Novembro, 2023

Uma boa comunicação move pessoas. Não é à toa que está entre as habilidades mais desejadas por aqueles que almejam cargos de liderança. Afinal, esse dom é o alicerce para estimular e motivar um time, sendo assim, quanto melhor um líder se expressar, melhores serão os resultados.

Embora o sucesso de um líder não dependa exclusivamente da boa comunicação, o Professor Tadeu Brettas, especialista em pitch de negócios na Inova, destaca que a habilidade de se expressar em público é crucial: "Muitos problemas nas organizações derivam de uma comunicação que falha, seja por responsabilidade do orador, do ouvinte ou de ambos", ressalta o professor. Uma comunicação eficaz demanda clareza, assertividade, poder de persuasão e capacidade de argumentação.

Baseando-se em estudos da área da comunicação interpessoal e pesquisas de especialistas, como o psicólogo iraniano Albert Mehrabian, Brettas enfatiza a relevância da comunicação não-verbal na transmissão de emoções. Gestos, expressões faciais e entonação reforçam a mensagem, complementando o conteúdo verbal. Quando esses elementos se alinham, formam uma comunicação poderosa e coerente.


Mas afinal, como superar o medo de falar em público?
Quem é que não ficou nervoso ou com medo pouco antes de fazer uma apresentação? A grande maioria das pessoas se sente desconfortável quando é necessário estar em evidência, mas algumas dicas podem ajudar nesses momentos:

1. Domínio do conteúdo

Quando falamos sobre algo que amamos e dominamos não precisamos seguir um script, a comunicação flui de maneira natural. Por isso, prepare-se e adquira segurança no assunto a ser apresentado.

2. Conhecimento de técnicas de oratória

Controle da respiração, ambiente descontraído, postura adequada, pausas estratégicas e atenção ao vocabulário são essenciais. Criar um roteiro para a apresentação aumenta a segurança. Isso minimiza muito os riscos de que sua apresentação seja ruim ou que as pessoas percam o interesse durante sua fala.


3. Evite desculpas

Começar uma apresentação com desculpas pode afetar sua autoridade diante do público. Mantenha-se firme e, se cometer erros, corrija-se e prossiga.

 

Aprimorar sua comunicação é a forma mais eficiente para inspirar as pessoas, mas lembre-se: falar como um líder não é apenas um requisito para quem ocupa cargos de liderança, mas, sim, uma habilidade indispensável para todos.