Mercado Livre vai analisar diversidade em seus anúncios publicitários

Artigo

27 Outubro, 2023

O Mercado Livre será a primeira empresa no mundo a adotar a ferramenta desenvolvida pela VidMob em suas campanhas no Brasil e em outros 18 países da América Latina

Por Miguel Caeiro - Head Latam na VidMob


Há alguns anos temos percebido a preocupação de CMOs de grandes grupos sobre questões ligadas a temas como diversidade em suas campanhas publicitárias. Diante disso, nos dedicamos a desenvolver uma ferramenta de scoring para esse propósito, já que o desempenho das campanhas está conectado, também, a critérios de awareness, por exemplo. Na verdade, todos os conceitos de posicionamento de marca se cruzam no universo da publicidade.

A ferramenta, inédita no mundo, vai ajudar esses profissionais, seus times e agências, a analisar se critérios pré-definidos pela marca sobre diversidade, estão sendo respeitados em seus criativos. Esse processo contará, também, com curadoria humana, em casos cujo grau de detalhamento seja crítico.

Oficialmente apresentada ao mercado em um evento de marketing em São Paulo, a empresa que vai estrear globalmente conosco será o Mercado Livre, em sua operação capitaneada por Thais Nicolau, responsável pela marca na região Latam. Será aplicada primeiro nas campanhas do Brasil, em seguida, a análise vai avançar para os outros 18 países da América Latina onde opera a empresa.

Essa primeira fase da ferramenta - batizada de Relatório de Diversidade - vai identificar faixa etária, gênero e tom de pele de pessoas que aparecem em vídeos publicitários. A empresa, neste caso o Mercado Livre, define os parâmetros com os quais quer trabalhar e a plataforma realiza a verificação nas peças antes delas irem ao ar. O tema DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) têm papel fundamental na atuação do Mercado Livre, segundo me explicou Thais Nicolau. Ela quer que a preocupação se transforme em ações práticas em todas as áreas da companhia, incluindo o Marketing.

É com essa visão que a VidMob decidiu investir seus esforços para desenvolver uma ferramenta que transforma a maneira como se olha para DEI. Atualmente, estamos trabalhando para que, no futuro, a ferramenta passe a identificar também elementos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Um exemplo é o fato de que 20% da população não consegue enxergar alguma cor ou fonte, o que significa que um conteúdo feito com determinados elementos não impacta essas pessoas. Significa, também, que há gap para se aumentar o alcance da campanha em 20%.

Além do Relatório de Diversidade, a VidMob já realizava dois outros tipos de "scoring", um que avalia se o anúncio obedece aos padrões da rede social em que será veiculado e outro que verifica se a peça segue as regras de branding da empresa. As ferramentas de scoring formam apenas um dos braços da plataforma da VidMob, que utiliza uma combinação de IA e visão computacional para realizar diversos tipos de análise de vídeos publicitários.

A riqueza de dados que conseguimos extrair das peças criativas e tratar com a Inteligência Artificial nos permite entender os elementos criativos que funcionam, de fato, além de elementos que possam interferir no desempenho da performance. Esse processo gera a eficácia criativa, acabando com o ‘achismo’ nas campanhas e aumentando o retorno dos investimentos. Algumas das maiores marcas globais estão com a gente nessa jornada de eficácia criativa.

Fazer este tipo de controle anos atrás, em poucos veículos, era simples. Hoje, uma marca que opera em vários países, que produz centenas de peças por ano e anuncia em um número cada vez maior de canais digitais, não consegue fazer essa monitoração sem ajuda da tecnologia com base em IA. A VidMob resolveu isso.

 

 

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VidMob, plataforma líder mundial em eficácia criativa, fornece solução tecnológica de análise de dados obtidos por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, na qual as maiores marcas globais confiam para impulsionar o ROI por meio de dados criativos. Com tecnologia incomparável, é a única empresa do setor certificada por todos os principais players sociais e digitais, como Google, Meta, Amazon Ads, TikTok, LinkedIn, Twitter, Snap, Pinterest, Hulu e Reddit. Fazendo uso de insights criativos que geram impacto comercial, é possível medir a qualidade criativa e aprender as melhores práticas da marca em uma plataforma de ponta a ponta, gerando o melhor aproveitamento do orçamento investido na campanha.

A VidMob destina 1% do seu lucro anual para financiar serviços criativos gratuitos para organizações sem fins lucrativos, por meio da VidMob Gives. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a VidMob Gives em www.vidmob.gives