Mercado do Futuro: Conheça as 5 profissões que estarão em alta em 2024

Artigo

24 Janeiro, 2024

O ano começou e com ele surge a promessa de novas oportunidades que não serão desperdiçadas, assim como novas metas que deverão ser cumpridas ao longo de 366 dias. A resolução de ano novo impacta inúmeros aspectos de nossas vidas, incluindo o profissional. Os ares de um novo ano nos motivam a mudar, a fazer diferente, a traçar novas rotas, e nos instigam a experimentar algo novo. Aquele desafio que estávamos temendo ganha um novo sabor em janeiro, e nos lançamos sem medo de tentar. Se entre as suas metas está a mudança de carreira, aqui estão algumas opções para você apostar em 2024.

Se você acessa periodicamente as redes sociais, sabe que nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por inúmeras transformações, impulsionadas pela chegada da Inteligência Artificial (IA) e da rápida evolução tecnológica, que, segundo levantamento da revista Forbes, resultará na mudança de 23% das profissões até 2027, o que abriu portas para novas profissões, entre elas:

 

Engenheiro em Inteligência Artificial

Com a crescente integração da IA em diversos setores, a demanda por profissionais capazes de projetar, desenvolver e otimizar sistemas inteligentes está aumentando. A Engenharia de IA envolve habilidades em aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional. O conhecimento nessas competências coloca o profissional em posição privilegiada no cenário tecnológico.

 

Gestor de Sustentabilidade

A conscientização ambiental tem impulsionado a demanda por profissionais capazes de integrar práticas sustentáveis nos negócios. Gestores de sustentabilidade trabalham para implementar estratégias ecoeficientes, reduzindo desperdícios e garantindo que as operações de uma empresa estejam alinhadas com as expectativas da sociedade em relação à responsabilidade ambiental.

 

UX/UI

Desenvolve interfaces atrativas e experiências de usuário intuitivas, com o objetivo de aprimorar a interação dos clientes com produtos e serviços de seguros. Busca proporcionar uma experiência mais eficiente e agradável, alinhando-se à crescente demanda por inovação e praticidade no cenário dos serviços segurados.

 

Especialista em Saúde Digital

Especialistas em saúde digital são responsáveis por implementar soluções tecnológicas inovadoras, como registros eletrônicos de saúde, telemedicina e inteligência artificial aplicada à medicina, promovendo avanços significativos na qualidade dos cuidados prestados.

 

Desenvolvedor de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Com a evolução das experiências imersivas, profissionais que dominam o desenvolvimento de aplicações em RA e RV estão em alta demanda. Empresas de setores como entretenimento, educação e saúde buscam integrar essas tecnologias para proporcionar experiências mais envolventes e inovadoras aos usuários.

 

O futuro do mercado de trabalho muda a todo momento, por isso fique atento às mudanças e se abra para novas possibilidades para abraçar as oportunidades oferecidas pelas profissões em ascensão.