Linguagem corporal: Como ela pode impactar na apresentação e na credibilidade que passamos ao público?

Artigo

29 Novembro, 2023

O corpo fala e é por isso que a comunicação vai muito além das palavras que pronunciamos. A linguagem corporal desempenha um papel crucial na forma como nos expressamos e como somos percebidos pelo público. Seja em apresentações formais de negócios ou até mesmo em interações com nossos amigos e família, a maneira como usamos gestos, postura e expressões faciais pode influenciar significativamente a credibilidade e autoridade da informação que transmitimos.

 

Mas o que é Linguagem Corporal?

A linguagem corporal é uma ferramenta poderosa na comunicação não verbal. Estudos mostram que grande parte da nossa mensagem é transmitida através de expressões faciais, postura, gestos e até mesmo o tom de voz. Quando alguém fala em público, por exemplo, a postura correta, contato visual e os gestos confiantes transmitem segurança e autoridade, enquanto uma postura retraída, evitamos o contato visual e os gestos repetitivos e nervosos podem passar insegurança ou falta de confiança. É fundamental entender e controlar esses elementos para fortalecer a mensagem que desejamos comunicar.


Aprimore sua Linguagem Corporal

Focar seus esforços na melhora da linguagem corporal não apenas fortalece seus discursos, mas também faz com que as pessoas à sua volta te vejam como uma pessoa mais confiante e impactante, aqui vão algumas dicas:

Consciência Postural e Gestual: Esteja ciente da sua postura e gestos. Pratique a manutenção de uma postura ereta e gestos controlados para transmitir confiança.

Contato Visual: Estabelecer contato visual transmite confiança e conecta você ao seu público;

Expressões Faciais: Pratique expressões faciais congruentes com a mensagem que deseja transmitir. Um sorriso genuíno pode estabelecer uma atmosfera mais acolhedora e receptiva; e

Movimentação Consciente: Evite movimentos nervosos ou repetitivos, eles podem distrair a audiência. Mantenha movimentos deliberados e contextualmente relevantes.

 

Ao compreender e utilizar técnicas para melhorar nossa linguagem corporal, podemos nos tornar comunicadores mais eficazes, transmitindo confiança, credibilidade e impacto nas nossas interações.