Como a meditação pode auxiliar na produção diária

Artigo

15 Abril, 2024

Acordar, cumprimentar seu fiel amigo de quatro patas, desfrutar de um café da manhã, preparar-se para o dia, encarar longas horas no trânsito, resolver uma série de problemas, fazer uma breve pausa para o almoço e, em seguida, mergulhar em mais desafios para gerenciar. Se restar um resquício de energia, dedicar-se a um treino de uma hora e meia antes de recolher-se, com a mente ainda agitada e tumultuada, para que, no dia seguinte, a rotina se reinicie. Parece o roteiro de um filme desgastante, porém, infelizmente, isso resume a realidade para a maioria dos brasileiros. Não é à toa que um em cada quatro enfrenta a Síndrome de Burnout, colocando o Brasil como o segundo país com maior número de casos no mundo, revela uma pesquisa realizada em 2021 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

A vida moderna é um turbilhão de estímulos incessantes, exigências constantes e pressões avassaladoras, capazes de sobrecarregar até os mais resilientes. É neste contexto que a meditação emerge como uma ferramenta inestimável para lidar com o estresse e potencializar a produtividade diária. Segundo o professor do Ecossistema Inova, João Rilton, existem dois tipos de práticas meditativas: meditações passivas e meditações ativas. Segundo ele, para um iniciante, a meditação ativa será mais fácil. "Um exemplo de prática ativa é fechar os olhos, criar na mente uma tela escura, e nessa tela escura eu projeto números em contagem regressiva. A mudança de cada número está relacionada com a expiração. A cada soltura de ar, diminui um número na tela mental", explica Rilton. A prática milenar da meditação tem conquistado cada vez mais adeptos na era contemporânea, oferecendo uma série de benefícios capazes de impulsionar significativamente o desempenho cotidiano. Os benefícios são tantos que a meditação se tornou tema de pesquisas, onde demonstram que a prática gera disparos de dopamina e serotonina, além de outras substâncias muito positivas para um equilibrado gerenciamento das emoções. A meditação também diminui a reatividade da amígdala, que fica na parte interna do cérebro e é responsável pelos disparos reativos emocionais. "Quando levamos um susto, o disparo emocional parte da amígdala. A meditação faz com que essa estrutura fique menos reativa, e isso contribui muito para um eficiente gerenciamento emocional", conclui o professor. Ela ainda contribui com:

 

CLAREZA MENTAL
Ao esvaziar a mente das distrações externas, cultivamos uma maior capacidade de concentração e foco, refletindo diretamente na habilidade de realizar tarefas com eficiência e precisão. "A meditação é um exercício que estimula as áreas cerebrais que são responsáveis pelo foco e concentração, diminuindo significativamente a fadiga cerebral, e também a fadiga física", salienta o professor.

BONS SONHOS
"Se alguém meditar à noite terá uma noite de sono muito eficiente, logo terá um dia com mais disposição física e mental", orienta o professor. Acalmar a mente e relaxar o corpo antes de dormir resulta em uma melhora na qualidade do sono, proporcionando um despertar mais revigorado e energizado para enfrentar o próximo dia com disposição e vitalidade renovadas. Diga adeus ao despertar cansado!

CONSCIÊNCIA DO TEMPO
Cultivar uma relação mais consciente com o presente e aprender a priorizar tarefas com base em sua importância e urgência permite aos praticantes de meditação otimizar seu tempo, realizando mais em menos tempo, sem sentir-se sobrecarregados.

 

Em um mundo acelerado, onde as demandas são incessantes e as distrações são constantes, encontrar momentos de tranquilidade e clareza mental é essencial para enfrentar os desafios cotidianos com renovado foco e eficiência. 

 

Você já adotou a meditação no seu dia a dia?

Este mês, na Inova Online, o prof. João Rilton lançou seu novo curso sobre Meditação, Respiração e Neurociência. Experimente e descubra como pequenos momentos de paz podem fazer toda a diferença: clique aqui!