Com nova pele sintética próteses terão sensação de toque e dor.

Albert - News

21 Junho, 2018

Pesquisadores da Universidade John Hopkins criaram e estão testando uma pele sintética e com sensores eletrônicos que pode enviar sinais de toque e dor para uma pessoa que tenha sofrido uma amputação de mão e esteja fazendo uso de uma prótese. É o mais próximo que podemos chegar de uma reconstrução total das funções de um membro amputado. 

O dispositivo tem sensores eletrônicos que enviam sinais ao cérebro, confirmados por EEG (Eletroencefalografia) através de um conexão não invasiva conhecida por TENS (transcutaneous electrical nerve stimulation) ou Estimulação Elétrica Trancutânea de Nervos. A equipe confirmou através dos testes que o paciente era capaz de perceber essas sensações em sua mão fantasma. Mão Fantasma é o fenômeno neurológico que pacientes amputados desenvolvem com seu cérebro ainda reconhecendo que existe uma mão.

A tecnologia ?e-dermis? poderia, além de ser usada em próteses para amputados, ser usada para tornar os sistemas robóticos mais humanos. Uma outra aplicação é que ela poderia ser usada para expandir ou estender para luvas de astronautas e trajes espaciais.

Leia mais aqui em TechXplore.