Carreira: Em que medida a busca por propósito influencia as decisões de carreira da geração Z

Artigo

22 Março, 2024

Na Era da tecnologia, a geração Z está desafiando os conceitos tradicionais sobre carreira. Para eles, não se trata apenas de garantir estabilidade financeira, pois há uma clara preferência por encontrar propósito no trabalho. Um estudo realizado em fevereiro de 2023 pela reconhecida marca norte-americana de roupas corporativas Carhartt, e divulgado pela revista Forbes, que entrevistou mais de mil jovens entre millennials e geração Z, revelou que quase metade (48%) expressou incerteza sobre suas futuras trajetórias profissionais. De maneira semelhante, uma proporção significativa (44%) apontou "encontrar um emprego que reflita seus valores" como o principal desafio no mercado de trabalho atual. Essas descobertas evidenciam as preocupações e prioridades dos jovens em relação às suas carreiras, ressaltando a importância de buscar significado e propósito no ambiente profissional contemporâneo.

Recentemente, a revista Forbes também trouxe à tona uma verdade incômoda: o cenário econômico permanece incerto, levando os jovens a procurarem caminhos alternativos para suas carreiras. Isso nos remete a uma reflexão do livro "Não aguento mais não aguentar mais", de Anne Helen Petersen e Renata Corrêa, que destaca que "Os Millennials vivem com a realidade de que vão trabalhar para sempre, de que vão morrer antes e pagar os empréstimos estudantis". É por isso que buscam carreiras que ofereçam um propósito de vida genuíno.

 

Adeus ao escritório

A pandemia trouxe uma realidade que era muito distante do modelo tradicional do meio corporativo: o trabalho remoto. Ao adotarmos esse novo modelo, começamos a perceber quanto tempo era gasto no deslocamento até o escritório, tempo esse que foi substituído por momentos com a família, idas à academia, passeios com o pet e, sem dúvida alguma, mais qualidade de vida. Além disso, esse formato permitiu conectar-nos com nosso interior e com a realização dos nossos sonhos, tornando possível conhecer lugares e viajar, mesmo trabalhando 8 horas por dia, o que, para muitos jovens, significa abandonar o escritório presencial para sempre.

 

Mas afinal, o que quer a Geração Z?

Muito mais familiarizados com a tecnologia e preocupados com o futuro do planeta, a geração Z busca por empresas que queiram inovar e que tenham ações que minimizem os impactos negativos das gerações anteriores. Uma vez que estão mais ligados às tendências, essa geração abre mão ao diploma acadêmico de quatro anos e considera cursos técnicos e profissionalizantes, renunciando a altos investimentos e abraçando a possibilidade de adquirir conhecimento em diversas áreas.

Em um mundo cada vez mais digital, onde as informações estão facilmente acessíveis, a geração Z também busca transparência e autenticidade em suas interações com empregadores. Eles valorizam empresas que são transparentes sobre suas práticas de negócios, políticas de contratação e cultura organizacional.

Fica a dica: Empresas que desejam atrair e reter talentos da geração Z devem estar atentas a essas preferências e adaptar suas práticas de recrutamento e retenção de talentos de acordo.