UNIDADE DIGITAL

Os diversos perfis dos Líderes Ambidestros

Artigo

16 Abril, 2024

O conceito não é novo - ambidestria - mas tem vindo a ser ao longo dos últimos 5 anos mais tratado e considerado no seio da gestão. Já inclusivamente tratei o conceito aqui, sob diversas perspectivas e como ele é de extrema importância para a gestão do presente e do futuro. Também tratei aqui das diferentes visões da sua aplicação disponíveis em ambidestria corporativa 1 e ambidestria corporativa 2. Se não teve oportunidade de se familiarizar com o conceito e suas aplicações convido à leitura dos artigos acima mencionados.

Neste artigo gostaria então de avançar um pouco mais no tema com uma especial atenção para a liderança.

Dos maiores desafios que o empresário e o gestor enfrentam prendem-se com a capacidade de manter as empresas vivas, competitivas, rentáveis, perenes e longevas. Vários estudos têm nos dado informações preocupantes sobre a taxa de sobrevivência das empresas e dos empreendimentos referindo que muito não irão além de 5 anos. Existe inclusivamente um estudo de 2022 da McKinsey que alerta para que em 2030 empresas que durem mais do que 7 anos são consideradas empresas de sucesso. Este fenómeno da mortalidade empresarial está intrinsecamente ligado com as mudanças de contexto, volatilidade crescente, digitalização transformadora e barreiras culturais muito resistentes à mudança.

Neste cenário empresarial em constante evolução, organizações que desejam mais que sobrevivência, precisam se antecipar às mudanças do mercado. No centro desta adaptabilidade está o conceito da ambidestria corporativa, uma ideia que se tornou cada vez mais significativa à medida que negócios e indústrias mudam e se transformam a um ritmo sem precedentes.

Continua...


Clique para fazer o download: