UNIDADE DIGITAL

A importância do ócio criativo: aproveite as férias

Artigo

28 Dezembro, 2023

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que não consegue se desconectar e relaxar, e se você não conhece, talvez essa pessoa seja você. Vivemos em uma sociedade onde a constante busca por produtividade muitas vezes nos leva a negligenciar o valor do ócio criativo. No entanto, as férias proporcionam uma oportunidade única para explorarmos essa prática tão benéfica para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

O QUE É O ÓCIO CRIATIVO?

Em um mundo movido pela tecnologia e pela pressa, muitas vezes nos perdemos na correria do dia a dia. Por isso, durante as férias, longe das obrigações do trabalho e das preocupações diárias, encontramos um ambiente propício para o ócio criativo: um momento em que você se permite desconectar totalmente das tarefas, preocupações e rotinas e dar espaço para a imaginação e a criatividade. "Mas vou ficar sem fazer nada?" Se você é uma pessoa workaholic, provavelmente já ouviu a frase que "para sermos criativos, temos que ter momentos de lazer", e é justamente essa a ideia central do ócio criativo, pois esse período de relaxamento não apenas recarrega nossas energias, mas nos proporciona momentos de criatividade e, até mesmo, soluções para um problema que estamos enfrentando há meses.

 

Além disso, o ócio criativo também é essencial para a saúde mental. Estudos mostram que períodos regulares de descanso e desconexão contribuem para a redução do estresse e aumentam a criatividade. Mas calma, essa é uma estratégia que requer mudança, sobretudo de mentalidade, como:

 

MOMENTOS OFF

Desconecte-se das tecnologias e tire momentos longe de dispositivos eletrônicos. Todos sabemos o quão prejudicial é o excesso do uso de telas, pois a exposição constante pode limitar a capacidade da nossa mente quando precisamos de ideias, soluções e criatividade.

 

FAÇA ALGO NOVO

Experimentar atividades novas, conhecer lugares e aprender uma nova habilidade, de preferência longe da tecnologia, vai ajudar você a descobrir uma nova paixão, além de conquistar um novo hobby.

 

FAÇA UMA PAUSA

Durante o seu dia, tire pequenas pausas. Utilize esse tempo para fazer uma caminhada rápida, tomar um café e relaxar a mente. E nos finais de semana, reserve momentos inteiros para o descanso: caminhe no parque, encontre os amigos, leia um livro e dedique um momento ao autocuidado.

 

O ócio criativo não é uma fuga da produtividade, mas sim uma mudança de foco para atividades que nutrem a mente, promovem o relaxamento e estimulam a criatividade, e todos nós precisamos disso.