UNIDADE DIGITAL

3 Desafios na hora de implementar práticas ESG na sua empresa

Artigo

26 Dezembro, 2023

Derivada do inglês a sigla ESG significa Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança em português) e representa os valores humanos, sociais e ambientais que moldam uma nova visão de prosperidade além do lucro, conforme explica Eliane El Bodouy, professora da Inova.

Nos últimos anos vemos uma crescente demanda entre as empresas de estarem associadas a projetos que têm como foco a sustentabilidade e a responsabilidade social. Tudo isso como uma aposta de, além de preservar o planeta, fortalecer a relação com clientes que lutam pela causa. Contudo, a implementação traz consigo alguns desafios destacados pela Profa Eliane como investimentos iniciais importantes em novas tecnologias e infraestrutura, a necessidade de mudanças culturais e comportamentais, treinamento de funcionários, certificações, adaptação das operações existentes, a falta de padronização na classificação de iniciativas de sustentabilidade e a falta de uma taxonomia ESG global. "Existem desafios sim, e não são poucos, no entanto, muitos destes custos são investimentos que tendem a gerar retornos positivos ao longo do tempo, tanto financeiros quanto em capital social e resiliência empresarial", destaca.  Se você busca implementar o ESG na sua empresa, aqui vão três desafios na hora de implementar essas práticas na sua empresa:

 

Conscientização interna é crucial

Muitas organizações enfrentam o desafio de disseminar o entendimento sobre ESG entre os colaboradores. A mudança de mindset, alinhando a equipe com os valores sustentáveis, exige esforços consistentes de comunicação e treinamento. Sem uma compreensão sólida dos princípios ESG, é difícil implementar práticas eficazes e obter o comprometimento necessário.

 

Coleta de dados

A complexidade na coleta de dados ambientais, sociais e de governança, juntamente com a falta de padrões, torna desafiador estabelecer métricas consistentes para monitorar e relatar o progresso da implementação do ESG. A implementação de sistemas robustos de monitoramento é fundamental, mas requer investimentos significativos.

 

Integração

Algumas empresas enfrentam resistência interna ao incorporar efetivamente os critérios ESG em suas operações cotidianas. Integrar esses princípios nas decisões estratégicas, desde a cadeia de suprimentos até a gestão de riscos, demanda uma mudança profunda na cultura corporativa. A transição para uma abordagem mais sustentável muitas vezes implica custos iniciais e pode encontrar resistência por parte de stakeholders que priorizam resultados financeiros a curto prazo.


Segundo a professora Eliane, para superar esses desafios, um caminho é buscar incentivos governamentais, subsídios e financiamento dedicado à sustentabilidade que poderá auxiliar com os custos iniciais. "Concomitantemente, é essencial investir em treinamento e educação para alinhar a liderança e os colaboradores com os objetivos ESG a fim de promover uma mudança cultural interna", orienta.

Implementar práticas ESG na empresa exige um esforço coletivo, desde a conscientização interna até a integração efetiva nas estratégias de negócios. A superação desses desafios é essencial para que as organizações alcancem o equilíbrio entre lucratividade e responsabilidade socioambiental, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável.