Se eu fosse você - Os líderes cotidianos - por Max Franco

Artigo

14 Março, 2019

Se eu fosse um líder, qual história gostaria que me contassem? 

O extraterrestre de pele muito pálida e olhos com pupilas muito azuis desembarcou no interior do Ceará. Fazia um calor da moléstia quando o sujeito deu de cara com um agricultor que cutucava o chão seco com a enxada. 

- Exijo falar com seu líder. -  gritou o ET.

- O senhor deve ser estrangeiro, não é? - perguntou o homem com um sorriso. - Me disseram que os estrangeiros são muito brancos, tem olhos cor de céu e falam enrolado. Então você é estrangeiro.

-  Não importa o que eu sou. - respondeu o soldado alienígena apontando para o sertanejo a sua arma laser. - Eu quero falar com seu líder. Já fui em um lugar chamado Washington e conheci o líder deles. Uma decepção. Um homem que até parece do nosso povo, mas mais volumoso e com cabelo esquisito. Depois fui em outra local chamado Moscou e encontrei o tal Putin. Também não me convenceu. Agora quero conhecer o líder de vocês.

- Não há problema nenhum. Me siga por favor. 

Os dois caminharam durante algumas horas debaixo de um sol inclemente. O sertanejo não demonstrava qualquer desconforto. Já o ET, tentava não demonstrar a agonia, mas estava esbaforido. Até que chegaram a uma casinha de taipa. Nada mais do que um telhado decrépito que se equilibrava em cima de uns troncos de carnaúba.

- Dona Zefinha, esse moço estrangeiro quer ter uma prosa com a senhora. - disse apontando para o ET que, com um palmo de língua para fora, se esforçava para acompanhá-lo. 

- Você é a líder desse povo? 

- Acho que sou sim, meu senhor. Por quê? - perguntou a mulher enquanto pilava farinha de mandioca e carne seca para fazer a paçoca.

- Como você pode me provar que a líder?

- Eu não sei se sou a pessoa que está buscando não, moço. - disse a mulher sem tirar os olhos do pilão. - Eu sou rezadeira e o povo me chama quando tem necessidade. Também sou parteira, agricultora, mãe, avó e romeira devota de Padre Cícero. Gosto de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas e tento organizar todo mundo para diminuir as dificuldades do dia a dia. Se isso for ser líder, eu sou líder. E você quem é?

- Eu sou o oficial da frota estelar do planeta Zion. -  revelou o Extraterrestre. - Estou aqui para conhecer os líderes desse planeta. A senhora não sabe mas acaba de salvar o seu mundo. - disse o sujeito e partiu. 

- Esses estrangeiros são tudo esquisito. - disse o Cícero José, o agricultor.

Dois dias depois, o oficial alienígena estava na sua nave espacial fazendo seu relatório para os seus comandantes:

- Sugiro abortar a missão, senhor. Há alguns líderes desse planeta que são tão ruins, mas tão ruins que são nocivos para o próprio planeta. Mas, há alguns que são extraordinários. São elementos que vivem em habitats dos mais exigentes que encontrei nessa galáxia e, mesmo assim, demonstram uma força e uma fibra admiráveis. É muito perigoso mexer com essa gente. Há líderes ali que podem resistir a muita coisa. Eu conheci uma tal Dona Zefinha...