Inteligência Artificial para Negócios - O 5G e as oportunidades que ainda não existem - por Fabiano Castello

Artigo

12 Novembro, 2021

Não sei vocês, mas vira e mexe vejo filmes que foram feitos há 30 anos cujas tramas hoje seriam inviáveis por conta de câmeras em todos os lugares. Acho que o 5G, daqui a 10 anos, fará com que olhemos para trás sem acreditar como conseguimos viver sem ele. Mais ou menos como meu filho de 10 anos não entende que havia um tempo que não havia internet. 5G mudará a forma como vivemos. 

Para termos uma perspectiva, a tecnologia de redes móveis surgiu no Japão em 1979. Era o 1G (primeira geração) e em 1983 já estava presente nos Estados Unidos. A primeira rede comercial, 2G, foi lançada em 1991, seguida pelo 3G em 2001. O 3G foi uma mudança grande: já era possível navegar na internet porque, também, já estavam surgindo os primeiros telefones inteligentes (isso mesmo, filho: antes disso telefone "só" servia para falar). O 4G é o padrão atual, pelo menos nos grandes centros urbanos do Brasil e do Mundo. Há 4 anos, em Portugal, meu chip 4G era mais rápido do que a internet via cabo que eu tinha no Brasil e, hoje, não raro, o 4G é equivalente à fibra ótica. Podemos assistir streaming de vídeo, jogar online e transferir dados em alta velocidade. Infelizmente, o 4G está no limite da capacidade e precisamos dar mais um salto tecnológico.

O 5G foi lançado em 2019, e espera-se que seja 20 vezes mais rápido que o 4G, bem como muito mais abrangente: teremos um "boom" de equipamentos conectados, e a internet das coisas (IoT) será o padrão. O paralelo que eu faço é esse aqui: há 20 anos qualquer aparelho era 110 OU 220, e alguns tinham uma "chavinha" para escolher um deles. Hoje a maioria dos eletrônicos são bivolt, e o chaveamento é automático. Com 17 anos queimei um computador porque o liguei no 220V; hoje em dia nem me preocupo mais com isso. Se a tomada encaixa, mando ver! Com o 5G, o IoT será um padrão tão vastamente utilizado que nem vamos perceber. Abajur sem conexão com a internet 5G será muito caro, porque será "vintage". ☺ 

O 5G nos levará a próxima revolução digital: o aprimoramento da conectividade máquina a máquina, trazendo uma nova sociedade automatizada. Tecnologias como IA (Inteligência Artificial), IoT e computação em nuvem darão saltos extraordinários.

Só na indústria da saúde, o 5G revolucionará a forma como profissionais médicos e pacientes coexistem. Na rede do 5G, a IA poderá diagnosticar e desenvolver planos de tratamento para pacientes, com muito mais eficácia. Em breve, robôs serão encontrados em fazendas, monitorando plantações (o que hoje é diferencial no futuro será o padrão). O 5G mudará quase todos os aspectos de nossas vidas: como dirigimos, cultivamos nossa comida e até mesmo como torcemos para nossos times favoritos. As principais marcas de aparelhos (Apple, Samsung, Google e Motorola) já têm telefones compatíveis com 5G. Para quem estiver próximo ao Shopping Morumbi, em São Paulo, já há uma antena da VIVO em testes.

O 5G não é um 4G melhorado: é uma tecnologia nova, e a principal diferença é a forma como a informação trafega paralelamente por vários canais, reduzindo a interferência. Não apenas isso se traduz em redes mais rápidas, mas, também, em redes mais confiáveis.

Serão alguns anos pela frente, porque uma nova infraestrutura precisará ser criada. Torres já existem, boa parte das antenas se aproveitam, mas a eletrônica, os sistemas e, principalmente, os meios de transmissão (leia-se: as fibras óticas que conectam as antenas ao chamado "core" da rede) precisarão ser aumentadas.

Para mim, o grande ponto de discussão sobre 5G é sobre as coisas que ainda não sabemos serem possíveis. Uma conectividade onipresente (que nos últimos anos temos chamado de "ubíqua"), com tudo e mais um pouco conectado, permitirá uma coleta assustadora de dados. Novos serviços serão possíveis. A inteligência artificial dará um novo salto, com modelos preditivos que hoje nem pensamos porque não temos dados para treiná-los. Usando 5G as possibilidades vão começar a se apresentar, e muitas oportunidades de negócio vão aparecer. Lembrem-se que há 20 anos uber e waze, se existiam, era apenas no campo das ideias, porque a tecnologia não estava disponível. E hoje não vivemos sem eles.

Se você não quer perder o barco das oportunidades que estão por vir, não precisa entender tecnicamente o 5G. Apenas pense o que tudo conectado, o tempo todo e em todos os lugares, pode fazer para mudar as nossas vidas.



* * *

O blog "Inteligência Artificial para Negócios" da Inova Business School é uma iniciativa de levar assuntos técnicos relacionados à novas tecnologias para a maioria das pessoas. Os assuntos em geral estão relacionados a big data, inteligência artificial, transformação digital, ciência de dados e DataViz. Você encontra mais informações, bem como o histórico de todos os posts, em www.fabianocastello.com.br. Para entrar em contato use o email [email protected] ou acesse o qr-code.