Inovação em Aprendizagem - As Empresas e o E-Learning - por Lars Janer

Artigo

22 Fevereiro, 2019

A educação a distância apresenta diversas vantagens sobre o aprendizado presencial ou em sala de aula, e empresas que desejam incorporar um novo programa de treinamento devem ter isso em mente se quiserem estar alinhadas com as novas tendências. Crescer e manter eficiência são objetivos extremamente importantes atualmente, e muitas organizações estão se voltando para a educação a distância  para economizar dinheiro, tempo e energia. 

Um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no ano passado situa o Brasil na lanterna dos países mais produtivos do mundo, ocupando a 50a posição num ranking com 68 países. Uma das principais causas deste fenômeno é a baixa formação de mão de obra. Numa economia globalizada, em que as inovações tecnológicas acontecem de maneira acelerada, a necessidade de investir na qualificação dos trabalhadores se torna ainda mais urgente.

Com custo mais baixo do que o ensino presencial e mais flexibilidade de horário, o e-learning pode ser a solução para melhorar a formação dos trabalhadores e aumentar a produtividade das empresas. Felizmente, muitos empresários brasileiros estão despertando para o potencial da educação a distância e investindo nesta modalidade de ensino para seus funcionários. 

Hoje, plataformas de ensino a distância oferecem uma série de soluções  tecnológicas que tornam o processo de aprendizagem mais interessante e divertido, como vídeos, conteúdo adaptado para smartphones e muitas formas de interação.

Esses são alguns dos benefícios que as empresas podem obter com a implementação de uma plataforma de treinamento on-line:

Redução de Custos

Um sistema de treinamento on-line reduz muitos custos que normalmente seriam associados ao treinamento em sala de aula, incluindo viagens, materiais didáticos e locais de reunião. As plataformas de treinamento on-line permitem que você atualize planos de aula importantes de maneira rápida e fácil, e, como eles permanecem on-line, você pode economizar nos custos de impressão.

Melhor Desempenho e Produtividade

As pessoas estão sempre procurando oportunidades para crescer. O treinamento on-line permite que funcionários aprendam rapidamente sobre novos processos. Uma queixa sobre os métodos tradicionais de treinamento é a demora, que tira tempo valioso que poderia ter sido gasto em outro projeto. Com os sistemas de gerenciamento de treinamento, os funcionários podem participar de seus cursos on-line a qualquer momento, inclusive em casa ou durante o tempo de inatividade no trabalho, para que o aprendizado não tenha que entrar em conflito com outras tarefas importantes.

Flexibilidade

Uma das principais vantagens é que os funcionários podem participar de cursos on-line de qualquer lugar, bastando uma conexão de Internet. Isso elimina muita energia que seria gasta coordenando onde e quando o curso será realizado. Além disso, reunir a equipe inteira de funcionários em um só lugar nunca é fácil ou eficiente. O e-learning oferece à gerência e aos funcionários mais flexibilidade para concluir importantes treinamentos "just-in-time".

Feedback Mais Eficiente

Os funcionários podem obter feedback em tempo real durante um curso de treinamento on-line. E como tudo está conectado, o gerenciamento também pode obter análises atualizadas sobre o desempenho dos cursos e acompanhar o progresso de cada funcionário. Outra vantagem é a ausência de uma avaliação manual do curso. Se você quiser incluir questionários em seu treinamento, todos os autores precisam fornecer as respostas corretas, e o sistema de gerenciamento de aprendizado pode automatizar a classificação e a avaliação.

Acesso Fácil à Informação

Anotações manuscritas feitas durante os treinamento não são a maneira mais eficaz de reter informações. O treinamento online ajuda a eliminar o papel por completo. Os materiais do curso são armazenados on-line, para que os funcionários possam acessar recursos importantes sempre que encontrarem uma pergunta ou situação difícil.

Retenção de Aprendizado

As empresas de e-learning têm a oportunidade de criar cursos de treinamento divertidos e envolventes por meio do uso de vídeos, slides interativos e jogos. Esses cursos levam a melhores resultados, ajudando os funcionários a reterem mais das informações aprendidas.

Experiência de Treinamento Personalizada

Nem todo funcionário aprende da mesma maneira. Embora o material seja o mesmo para todos, o e-learning permite que cada aluno controle o ritmo do curso. Os usuários também podem fazer o curso em um ambiente mais propício ao seu estilo de aprendizado.

O e-learning ajuda as empresas a criar uma experiência de treinamento mais eficiente e de melhor qualidade para os funcionários, com um custo mais acessível. Quando os funcionários ficam mais empolgados com o treinamento, o envolvimento deles é transferido para o restante de seu trabalho e, quando esse envolvimento é multiplicado por departamentos inteiros, o resultado final é afetado de forma positiva. O ROI de uma empresa pode ser a mais surpreendente - e mais evidente - vantagem do aprendizado on-line.