Inova em Foco - Sua produtividade depende de seu foco

Inova em Foco

01 Março, 2017

Truques simples para produzir mais e não deixar a "peteca cair"

Há uma luta pessoal de todos nós para nos mantermos focados e produtivos. Sabemos que é isto que nos dará a sensação de dever cumprido e compromissos realizados ao final de cada período.

Já sabemos também que o corpo e a mente humana necessitam de momentos para repor as energias recarregando as baterias, ainda assim existe uma enorme legião de profissionais que acreditam que o esforço contínuo é a melhor estratégia para entregar maiores e melhores resultados.

Ledo engano. Quanto mais insistimos nesta opção mais perdemos o foco, e como resultado entregamos menos, com menor qualidade, ficamos mais cansados e estressados e ao final do dia vem aquela sensação de que "trabalhamos muito, mas não fizemos nada".

A maioria dos ambientes de trabalho também não ajudam a aumentarmos o poder de foco. Alguns ambientes foram projetados de uma forma completamente inadequada para trabalhos e profissões que necessitam de foco intenso.

Resolver isto não é tão complicado assim do ponto de vista cognitivo e é fácil entender o passo a passo para solucionar a questão. Vamos ver:

- Escolha vários momentos do dia e faça pausas de 10 minutos. Recomendo que estas pausas sejam feitas entre o final de uma tarefa e início da outra. Para tarefas longas programe os momentos de parada.

Não utilize o e-mail como válvula de escape. Pare de trabalhar por 10 minutos e em pelo menos numa destas paradas, mantenha-se em silêncio.

- Para os trabalhos sedentários em que você fica muito tempo sentado, respire fundo, saia da cadeira, estique-se e caminhe.

- Evite pessoas que reclamam e que são negativas. Escolha pessoas despreocupadas, pacientes e engraçadas, porque estresse é contagioso.

Soluções simples e que podem ajudar muito no aumento de produtividade de todos nós.

Faço um desafio a você que me lê: duvide que esta experiência dá resultado e só para provar que não funciona mantenha esta prática por duas semanas.

Se não der resultado para você, abandone a prática e procure outra forma de ser mais produtivo. Entretanto acredito que todos que colocarem este simples hábito em prática jamais o abandonará, pois garanto que o resultado será expressivo para sua produtividade e saúde.

Uma última dica para quem gosta de aplicativos que suportem estas mudanças de hábito, procure em seu celular a ferramenta Pomodoro timer que te ajudará a controlar os momentos de parada e os momentos de foco concentrado no que você está fazendo. Hoje existem muitos app?s disponíveis que nos ajudam a trabalhar focados e fazermos pequenas paradas de 5 minutos.

As empresas, os líderes e os profissionais deveriam ter como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento, incentivo e manutenção de práticas que permitam aos times descobrirem as melhores práticas que melhorem a produtividade e a saúde corporativa.

Enfim, produza mais e relaxe.

Acesse o arquivo aqui!

 

Rubens Pimentel Neto

Formou-se em Administração de Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA com ênfase em Gestão Empresarial pela FEA-USP e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba. É especialista com larga experiência em Marketing, comunicação, vendas e gestão, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa, Grupo Estado, entre outras. Dirige a Ynner, empresa de treinamento, Coaching Empresarial e consultoria e é professor de Gestão de Pessoas e Coaching no MBA do IBMEC-Metrocamp. Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, Coach Executivo e empresarial com formação pela Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council, dedica-se ao estudo e aplicação do Coaching com Neurolinguística para Vendas, Liderança, Performance de Executivos e Desenvolvimento de negócios. É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial"