Executive Digest - O ADN do profissional do futuro por Luis Rasquilha

Artigo

16 Março, 2021

O ADN do profissional do futuro: quais as habilidades, características e diferenciais dos executivos de sucesso no século XXI?


É um tema recorrente questionarmos o futuro das empresas onde atuamos: qual sua relevância, existência, perenidade, etc. Olhamos as maiores empresas há 3 ou 4 décadas atrás e comparamos com os dias de hoje e constatamos que quem hoje domina os mercados talvez nem sequer existisse há 1 ou 2 décadas.

Uber, Netflix, Spotify, Whats App, Instagram, Facebook ou Airbnb (e Google, Apple, etc.) para citar alguns, são apenas exemplos visíveis e mediáticos das transformações que o mundo empresarial enfrenta regularmente e que tem dado força à designada 4ª Revolução Industrial.

A PWC fez, em 2014, um interessante estudo sobre o perfil dominante das empresas no futuro (report completo aqui) tendo publicado uma atualização no final de 2018; a BCG publicou vários papers sobre como devemos analisar o futuro empresarial; a McKinsey tem dedicado bastante atenção ás competências e perfis do futuro do trabalho; o World Economic Fórum é referência nestas pesquisas; várias empresas de consultoria têm dedicado tempo a olhar para este tema.

[continua]


Confira o artigo completo: Clique aqui!