Entenda a importância dos cursos profissionalizantes no seu currículo

Artigo

18 Outubro, 2021

Se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é sempre um desafio, mas algo muito necessário. As mudanças que acontecem constantemente exigem que as pessoas se mantenham preparadas e atualizadas para atuar no mercado de trabalho com qualidade, e os cursos profissionalizantes são a melhor opção para se qualificar e manter uma boa colocação de trabalho.


A importância da qualificação no ambiente profissional

O aperfeiçoamento é algo relevante durante toda a jornada profissional, por isso dedicar tempo para os estudos é essencial para conseguir boas oportunidades e, com o tempo, se tornar um profissional consagrado e disputado pelas empresas.

Nesse sentido, uma empresa que constrói piscina, por exemplo, pode oferecer os melhores serviços para os seus clientes, mas para que isso seja possível é necessário formar uma equipe de trabalho altamente capacitada.

Deste modo, as pessoas que desejam trabalhar nesta área podem investir em um bom curso profissionalizante e assim conquistar a tão sonhada vaga na empresa.

A sociedade em que vivemos está cada vez mais competitiva e exigente, se transformando constantemente e isso gera reflexos no ambiente de trabalho. Inclusive, os indivíduos que conseguem se adaptar rapidamente a essas mudanças, têm mais chances na corrida por uma vaga de emprego.

Em momentos de crise, as empresas costumam reduzir os postos de trabalho e o número de contratações, mas nada impede a oportunidade de conseguir uma nova colocação no mercado profissional.

Os trabalhadores com mais experiência e qualificações, geralmente são os que saem na frente na busca por uma vaga e conseguem, mesmo em meio a incertezas, uma ótima chance.

Considerando estes fatores, pensar em um curso profissionalizante é uma excelente maneira de se atualizar na sua área de atuação ou até mudar de segmento, se mantendo atualizado e apto para os novos desafios que surgem, alcançando boas oportunidades.

Os cursos profissionalizantes são uma excelente maneira de melhorar o currículo, adquirindo novos conhecimentos, aperfeiçoando o que já sabe ou precisa reforçar, e assim ampliar e melhorar as suas habilidades de trabalho. 

Deste modo, realizar tais cursos é a melhor opção para incrementar o currículo e conseguir uma boa colocação no ambiente laboral.

As pessoas que se dedicam a uma nova formação complementar em uma área diferente da sua, por exemplo, podem ter excelentes resultados em um nicho menos competitivo ou pouco explorado. 

Do mesmo modo, cursos complementares podem ser determinantes para adquirir novas competências e desenvolver a área de atuação já praticada, alcançando novas oportunidades.

Inclusive, cabe ressaltar que essa disposição e flexibilidade são aspectos valorizados no mercado de trabalho, levando os indivíduos a lugares e vagas nunca imaginados.


Insatisfação pode ser uma motivação para mudanças

Algumas pessoas trabalham em uma área, mas se sentem desmotivadas e insatisfeitas com sua carreira profissional. Outras têm a vontade de tirar do papel a ideia do próprio negócio.

Estes motivos podem ser uma motivação para mudar de área e começar algo novo. 

Não existem segredos ou fórmulas para mudar de área no ambiente profissional, mas os investimentos e preparação com cursos profissionalizantes são a melhor maneira de conseguir novas oportunidades no segmento em que você deseja trabalhar.


Se dedique a fazer do aprendizado algo importante e constante

Conhecimento nunca é demais, pelo contrário, é sinônimo de novas oportunidades.

Com novas tecnologias e mudanças que acontecem diariamente, as empresas estão em busca de pessoas preparadas e tenham sempre muita vontade de aprender e evoluir.

Os profissionais com conhecimentos específicos, por exemplo, em como operar um sistema protheus rh, ferramenta muito usada para automação de processos, podem ganhar muitas oportunidades em diversas empresas por se adequar a essa demanda que necessita de um olhar mais especializado.

Afinal, por ser um sistema muito importante para a produtividade, as pessoas que se qualificam e aprendem a operar o Bpm software podem ter uma excelente chance de emprego e de se desenvolver nas mais diversas áreas.

A qualificação profissional é muito importante, independentemente do tempo de carreira e experiência, contribuindo para o constante desenvolvimento. Com isso, fazer do aprendizado uma rotina é a chave para uma carreira de constantes ganhos.


O papel dos cursos profissionalizantes para a carreira profissional

As pessoas que buscam oportunidades no mercado de trabalho devem se preparar, estudar bastante e se qualificar em alguma área de forma contínua.

Contudo, uma dúvida que pode surgir é se realmente vale a pena investir em cursos profissionalizantes e sobre qual a relevância destas formações para a carreira profissional.

Por isso, de modo a contribuir com a decisão de fazer um curso profissionalizante ou não, bem como compreender a importância de realizar tais atividades, destacamos 7 tópicos/impactos que a qualificação pode trazer na relação com o mercado de trabalho e para o desenvolvimento profissional.


1. Estímulo e mais desejo em aprender

Ao investir em um curso profissionalizante, a rotina de aprendizados se transforma em motivação, criando o desejo de estar sempre estudando, se aprimorando, agregando mais valor às atividades e contribuindo bastante com o desenvolvimento social e mental promovendo o acompanhamento das mudanças e inovações de mercado.


2. Diversidade de aprendizados

Partindo do princípio de que os cursos profissionalizantes são mais rápidos e de curta duração, investir em realizá-los - mesmo que em diferentes nichos - pode ser uma maneira de construir um currículo diferente e com conhecimento em diferentes áreas.

Uma pessoa pode, por exemplo, fazer um curso de auxiliar de contabilidade para trabalhar em uma empresa de contabilidade para indústrias, mas nada impede que ela faça também um curso em administração para aprimorar o seu negócio de veterinária, inclusive.

As empresas estão cada vez mais exigentes e querem ter em sua equipe de colaboradores, profissionais multidisciplinares, ou seja, que realizam várias funções e podem auxiliar nos insights para diferentes aspectos da rotina. 

Sendo assim, estudar e ter conhecimento em áreas correlatas, ou que podem agregar nos mais diferentes setores, pode ser uma ótima maneira de conseguir boas colocações de trabalho.


3. Diferencial no currículo

As pessoas que entram no mercado de trabalho sem experiência podem ter mais dificuldades para entender suas atividades, o que gostam e desenvolver. Contudo, muitos empreendimentos também investem no desenvolvimento mais técnico do profissional.

Nesse cenário, os cursos profissionalizantes podem ajudar na compreensão macro do serviço proposto e desenvolver novas competências para solucioná-lo com mais qualidade.

Além disso, mesmo que ao longo do serviço, iniciar o curso será um diferencial no currículo para chamar a atenção dos recrutadores no momento da seleção para os testes ou quando surgirem novas oportunidades na empresa.

A qualificação é uma maneira de se preparar melhor para a área em que deseja atuar e pode ser um detalhe que interessa os profissionais do RH (Recursos Humanos) e gestores no momento do recrutamento.

O processo de avaliar currículos para o recrutamento é tão importante quanto uma boa contabilidade para microempresa, ou seja, requer muita análise e boas escolhas para que ambas as partes, empresas e candidatos, tenham bons frutos.


4. Preparação para o mercado de trabalho

As metodologias dos cursos profissionalizantes são focadas em um aprendizado prático, mostrando situações que o profissional irá viver no dia a dia. 

Com aulas que vão direto ao ponto e ensinando as habilidades necessárias para trabalhar, por exemplo, em uma desratizadora 24 horas, as pessoas podem conseguir boas oportunidades de trabalho, graças a uma formação assertiva e direta.


5. Inserção mais rápida no mercado

Por ter menor duração comparado a outros cursos, os cursos profissionalizantes são uma excelente opção para quem busca rápida colocação no mercado de trabalho, além de agregar conhecimentos importantes na formação educacional em um curto período de tempo.


6. Excelente custo e método flexível

Um benefício interessante dos cursos profissionalizantes é a carga horária menor, algo interessante, porque permite que as pessoas possam conciliar os estudos com as atividades profissionais e outros compromissos.

Um detalhe importante e que pode interessar é o preço. 

Isso porque os cursos profissionalizantes têm valores acessíveis, pois são menores que os de uma graduação, algo que permite que as pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho possam estudar e quem já tem uma experiência profissional mais prolongada.


7. Qualidade de ensino

Com um ótimo padrão educacional, os cursos profissionalizantes têm crescido nos últimos anos, devido à procura das pessoas. 

As metodologias de qualidade permitem o desenvolvimento de habilidades que são muito importantes para a formação profissional e que os recrutadores do mercado de trabalho estão à procura.

Com diversas vantagens interessantes e que ajudam na carreira, investir em cursos profissionalizantes é o caminho para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho na área desejada.

Assim, pesquisar informações e referências das melhores escolas e instituições de ensino é tão importante quanto saber das referências de uma boa consulta urologista.


Tipos de cursos profissionalizantes

Existem muitas opções de cursos que as pessoas podem fazer para aprimorar seus conhecimentos ou começar algo do zero e ingressar em uma nova área. Alguns exemplos de cursos são:


  • Administração;

  • Economia e gestão;

  • Marketing;

  • MBA (Master Business Administration);

  • Desenvolvimento tecnológico;

  • Contabilidade e finanças;

  • Liderança e desenvolvimento profissional;

  • Informática;

  • Engenharia.


Estes são alguns exemplos de áreas em que a pessoa pode fazer cursos profissionalizantes que ajudam muito na formação profissional das pessoas.

Deste modo, procurar escolas e instituições de qualidade é uma maneira de conseguir bons preços e bom desenvolvimento no negócio. 

As instituições de ensino podem, por exemplo, investir em uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para criar plataformas digitais que possam trazer mais praticidade e conforme ao estudo online dos cursos aos alunos. 

Portanto, os investimentos em cursos profissionalizantes são uma excelente maneira de se manter atualizado, melhorar os conhecimentos que já possui em uma determinada área e assim personalizar a sua carreira conforme os seus objetivos.

Afinal, os cursos profissionalizantes podem ser iniciados tanto para otimizar a atividade de uma empresa ou para melhorar gerenciamento de riscos ocupacionais, por exemplo, tais cursos são alternativas que podem render boas oportunidades profissionais, ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.