Cultura de Inovação - 8 Pilares da Inovação - Recursos que habilitam a inovação - por Charles Schweitzer

Artigo

05 Fevereiro, 2020

Atendendo ao chamado da Inova Business School, passarei a escrever mensalmente um artigo e, começarei com a série "Os 8 Pilares da Inovação", 8 artigos, portanto. Neste oitavo artigo, escreverei sobre "Ambientes", o oitavo pilar:

 

1 Convicção para Inovar;

2 Liderança engajada com Inovação;

3 Equipe engajada com Inovação;

4 O Comitê de Inovação;

5 Tendências;

6 Processos que habilitam a Inovação;

7 Recursos que habilitam a Inovação;

8 Ambientes que habilitam a Inovação.

 

MODELOS MENTAIS

Para cada elemento que alguém sugere que um escritório deve ter, para ser inovador, (puffs, redes, videogames, openspace, tobogãs, outbacks, phonebooths, etc.), tem um artigo ou post no LinkedIN dizendo que só o ambiente não resolve nada.

Quem está certo? Quem está errado?  

 

O CONCEITO

Le Corbusier em seu livro "Toward an Architecture" trouxe uma reflexão de uma visão funcionalista para a ocupação dos espaços residenciais, que poderia ser facilmente transportada para os espaços de trabalho com alguma adaptação.

Funcionalmente falando, um escritório deve em si, prover o melhor ambiente de produtividade possível.

Foi nesse sentido e visando aumentar a interação entre as pessoas que derrubaram as paredes e criaram os escritórios em "Open Space" e, assim, estatisticamente, perdemos 4 horas de interações diárias!

Pesquisadores de Harvard, tentaram medir as interações e indicadores com mais precisão. Eles recrutaram 150 funcionários para usar um aparelho chamado de "crachá sociométrico" e, então, eles alteraram a configuração de um escritório, eliminando as paredes e criando o OpenSpace.

O experimento durou seis semanas. Eles registraram o movimento, a localização, a postura dos participantes e todas as conversas, pessoalmente e também por mensagens eletrônicas.

Os resultados mostraram que quando as paredes saíram de cena, o mesmo aconteceu com a interação e o tempo presencial entre as pessoas. Ele chegou a ser 70% menor! Em contra-partida, o uso de mensagens eletrônicas aumentou em até 50%.

Não estou aqui para criticar, em si, o OpenSpace, pois, em si, não sou um defensor ferrenho de nenhum modelo de escritório, pois consigo me adaptar bem a qualquer cenário. Não defendo, portanto, nem Openspace, nem cubículos, mas sim, defendo a interação humana, porque é dela que nasce a inovação. Todos os dados até aqui foram colocados como provocação para que possamos refletir juntos sobre as melhores formas de prover justamente a interação.

Pergunte-se: Quantas vezes um café de 15 minutos com alguém não valeu mais do que uma reunião a portas fechadas, com comitês, por horas a fio?

O dado é empírico, mas eu diria que eliminei mais impedimentos e comecei mais projetos tomando café, do que sentado em OpenSpaces ou em Salas Fechadas. Ambientes moldam comportamentos, mas, não há tobogã no mundo capaz de ser mais relevante do que uma conversa informal de café sobre um projeto ou um impedimento de projeto.

A esta altura do artigo, tenho certeza, especialmente para os moradores/frequentadores dos grandes centros, a imagem de um escritório bem moderno está passando pela cabeça. Pois bem, os mais modernos escritórios, que hospedam Startups, foram incapazes de pensar em integrar um banheiro em suas áreas conviviais. Para acessá-los, você precisa de um crachá preto de "habitante", ou seja, o ambiente está limitando o tamanho das conversas que você pode ter por lá.


LET'S GO!

Antes de conceber um escritório ou de transformar o ambiente, reflita sempre sobre que áreas promovem as maiores interações e use-as como benchmarking. E, antes de qualquer transformação, como bem escreveu Max Gehringer em um artigo, demonstre que a empresa está preocupada com seus colaboradores. Isso, ante qualquer artifício moderno pode gerar maior satisfação e, pessoas felizes tendem a interagir mais! 

Mais interação = Mais inovação!