COO do Futuro - Um meio para saída da crise - por Antonio Grandini

Artigo

14 Julho, 2020

Potencializando o protagonismo da Cadeia de Valor e de Suprimentos através da Indústria 4.0, para sairmos da crise e alcançar resultados.

Paulo Roberto Bertaglia e Antonio Grandini



Reforçamos o fato de que esta crise que enfrentamos é muito mais do que de saúde pública, ela é econômica, política, institucional e reflexo de nossa incompetência em administrar as mazelas internas, mas, muito potencializada por uma recessão global. A cauda será longa.

Já chamamos essa crise de tempestade perfeita e, neste momento, estamos no meio dela, tentando entender uma série de coisas que, daqui para frente, serão ressignificadas em nossas vidas, nos ambientes social, familiar e profissional nos quais vivemos e consumimos.

Entendemos que um capitalismo diferente se consolidará e, com ele, uma série de novos hábitos e comportamentos mudará a forma como nos relacionamos com o mercado. Seremos consumidores muito mais conscientes e digitais, daqui para frente.

Nosso ímpeto em gastar será menor, compraremos realmente o necessário, o minimalismo prevalecerá, porém, seremos muito mais exigentes, desde o momento em que nossa necessidade surge, até quando a concretizamos recebendo o que compramos.

A relação com as ferramentas digitais, a cada dia, fica mais íntima e o comércio eletrônico definitivamente entra em nossas vidas, movido pela conveniência, transformação digital e pela pandemia. Esta é a atual jornada do consumidor!

Isto afeta diretamente a cadeia de valor e a de suprimentos, e elas são determinantes para que sejamos bem sucedidos na gestão da jornada do cliente e nos resultados de negócio obtidos. É o mundo MUVUCA definitivamente direcionando a forma como gerenciamos nossas Operações.

Observando de ponta a ponta, do fornecedor ao consumidor, passando pelas receitas, capital de giro, custos de produto e serviço, despesas diretas e indiretas, gestão de pedidos, fluxo de caixa (contas a pagar e a receber), logística, distribuição física, entregando a demanda gerada pelo consumidor, Operações são processos transversais e determinantes nas perdas e ganhos dos negócios.

A Indústria 4.0 passa a ser uma ferramenta importante de integração de todos os elementos que formam estas cadeias, tanto os internos quanto os externos, dando visibilidade aos processos, garantindo seu monitoramento em tempo real e velocidade de resposta rápida, melhorando muito a qualidade do processo de tomada de decisão.

Visão preditiva e mitigação de riscos passam também pelos benefícios que a I40 traz e que podem gerar ganhos importantes de produtividade, redução de perdas, respostas à variação de demandas, viabilizando a massificação da customização, velocidade e agilidade para atender novas necessidades que surgem a todo momento, geradas pela dinâmica de mercado.

Com a digitalização, seus custos de planejar, fornecer, produzir e entregar as demandas, serão muito mais controlados, efetivos e adequados à realidade do seu negócio, além de garantir que seu cliente terá uma excelente experiência por estar no centro de todas as atividades que determinam a forma com que suas Cadeias se relacionam com o mercado, entregando satisfação, custo e valor agregado.

Cadeia de Valor 4.0

Em função da crise de saúde pela qual passamos, a cadeia de abastecimento tem sido substancialmente afetada. O comportamento de clientes e consumidores tem se alterado.

Há uma redução nos gastos em quase todas as categorias, antecipando possíveis dificuldades futuras. É provável que essa tendência continue por algum tempo. Não há milagre. As rendas diminuíram em muitos locais e, com isso, o poder de compra é reduzido.

Em paralelo, a conveniência passa a ter muito mais importância do que antes da pandemia. As vendas digitais ganham mais corpo, demandando de organizações uma imediata preparação para a sobrevivência. Há projeções de redução no poder de consumo e, portanto, nos gastos em média de 50%. Ora, considerando que esta medida venha a ocorrer, muitos segmentos serão afetados além deste fator, uma vez que alguns deles terão um aumento como é o caso de alimentos e suprimentos domésticos.

É a famosa preocupação com relação à experiência do cliente. Mas o que isso tem a ver com a cadeia de valor e o mundo 4.0?

As empresas precisam se preparar para encarar de frente esta realidade levando em consideração quatro elementos básicos: estratégia, modelos de negócios e processos, tecnologia e competências. As empresas devem ser competitivas e raciocinar de maneira mais ampla e criativa, uma vez que as incertezas e as complexidades passam a fazer parte do dia a dia.

Ao tocar neste tema, estamos abordando funções e processos que extrapolam os limites de uma organização. Desde o fornecedor até o cliente final.

Como sobreviver em um mundo onde a tecnologia vem com muita força em todos os processos empresariais, desde relacionamentos com fornecedores e troca de informações, passando por projeções de demanda, produtos de gestão e que tragam elementos de visibilidade na cadeia.

Colocando o cliente no centro da organização, a organização deve focalizar os seguintes elementos:

  1. Administrar todo o ecossistema - fim a fim, compartilhando informações dentro de um processo colaborativo e capacidade de analisar os dados;

  2. Explorar Modelos de negócios competitivos e criativos, não apenas na perspectiva de tecnologia, mas principalmente de processos;

  3. Administrar a demanda de mercado à luz das novas perspectivas utilizando-se de ferramentas analíticas e de colaboração;

  4. Compreender profundamente os clientes e consumidores, e identificar as necessidades de utilização de múltiplos canais de vendas e operações;

  5. Entender as prioridades tecnológicas e viabilizar o que traz valor agregado para a organização;

  6. Avaliar as competências internas e externas e adequá-las à uma realidade mais dinâmica, cujo fator mudança tem sido preponderante;

  7. Avaliar o grau de maturidade da organização com o viés de Indústria 4.0 e incorporar soluções tecnológicas ou não que tornem a organização estrategicamente mais competitiva.

Estas são algumas dicas que devem ser consideradas no mundo digital e complexo que estamos vivendo. Para o infinito e além. Que a força esteja conosco. Nos cuidemos e muito!