UNIDADE DIGITAL

Marcelo Veras avalia a alta taxa de desemprego na RMC para o Jornal Metro

Inova na Mídia

13 Setembro, 2016

13 das 20 cidades da RMC superam média nacional de desemprego

 

Do total de 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), 13 delas apresentam taxa de desemprego acima da média nacional, que é de 11,3%, tomando por base o mês de julho. Nova Odessa, por exemplo, é a líder do ranking negativo, com desocupação de 15,61% da PEA (População Economicamente Ativa).

A realidade pode ser aplicada a 201.950 pessoas em situação economicamente ativa na região e que estão desempregadas. Além de Nova Odessa, com índice de 15,61%, Artur Nogueira (14,88%), Pedreira (13,98%) e Paulínia (13,94%) puxam a fila de maior taxa de desocupados.
Por outro lado, algumas cidades ainda resistem à crise. O maior exemplo é Santa Bárbara d?Oeste, que apresenta a menor taxa de desemprego de toda a região: 6,22%. Outros municípios também ainda possuem taxa baixa frente à média nacional. Indaiatuba (8,23%), Hortolândia (8,52%) e Monte Mor (9,34%) ainda estão abaixo dos dois dígitos.

"É muito complicado. A concorrência está maior do que uma universidade pública", diz Rosamary Galeano, de 52 anos, desempregada desde fevereiro. Ela trabalhava no setor administrativo de uma multinacional e tem encontrado dificuldade em se recolocar no mercado. "Tenho mandado currículo, me cadastrado em plataformas pela internet, mas tem muita gente disponível, é muito difícil", completa.

Em meio a tanta gente disponível no mercado, é importante se preparar para poder voltar a trabalhar. Para Marcelo Veras, especialista em carreiras e presidente da Inova Business School, a velha tática de mandar currículo por e-mail não funciona mais.
"É importante fazer visitas, encontrar pessoas, criar um perfil no Linkedin (rede especializada em negócios). Procurar emprego é como um trabalho. Tem que ter uma agenda. Tem que sair de casa e correr atrás todo dia", explicou.

 


Fonte: Jornal Metro/Blog da Rose