UNIDADE DIGITAL

Liderança lateral: a importância do espírito colaborativo

Artigo

09 Outubro, 2023

Você certamente já ouviu sobre a importância do trabalho em grupo, mas você sabe qual a relevância desse soft skill no mercado de trabalho? O período pós-Covid-19 nos proporcionou uma nova perspectiva sobre o mundo corporativo, destacando a mensagem há muito tempo conhecida de que "duas mentes pensam melhor do que uma". Isso fortaleceu a liderança lateral nas últimas décadas.

 

Mas afinal, o que é a liderança lateral?

Enquanto a liderança tradicional envolve a hierarquia vertical, em que os líderes estão no topo tomando decisões e dando ordens, a liderança lateral se concentra na colaboração entre pares e na capacidade de influenciar e liderar sem autoridade formal.

 

"Um por todos, todos por um"

Assim como nos Três Mosqueteiros, o espírito de equipe, ou espírito colaborativo, tem como princípio unir conhecimento, habilidade e experiências em busca dos resultados desejados. Nesse contexto, o líder da equipe desempenha um papel fundamental, concentrando-se na construção e consolidação de relações, inspirando a equipe e mantendo todos motivados até a realização dos objetivos. Isso requer o desenvolvimento de habilidades interpessoais e o reconhecimento da importância do comportamento colaborativo.

 

Quais os impactos do "espírito de equipe" na empresa?

A primeira, e mais importante, das vantagens é a da união entre os colaboradores. Passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho, ter um ambiente acolhedor, harmonioso e sem competições fortalece a confiança entre os colegas, além de promover a saúde física e mental dos colaboradores, o que traz como consequência:

1.    Aumento de produtividade: pessoas felizes se dedicam mais a fazer o que amam;

2.    Inovação: A diversidade de ideias e perspectivas em uma equipe pode levar a soluções criativas e inovadoras para os desafios da empresa. O espírito de equipe promove a troca de ideias e a busca por novas abordagens;

3.    Motivação: Trabalhar em equipe cria um senso de pertencimento e propósito. Os membros da equipe estão mais motivados quando se sentem valorizados e sabem que estão contribuindo para o sucesso coletivo;

4.    Redução de Conflitos: Um espírito de equipe forte promove a comunicação aberta e a resolução construtiva de conflitos. Os membros da equipe estão dispostos a trabalhar juntos para superar desentendimentos

5.    Maior Flexibilidade: As equipes são mais flexíveis em lidar com mudanças e desafios inesperados. Os membros podem se adaptar rapidamente e colaborar para encontrar soluções em situações adversas.

 

Como adotar a metodologia colaborativa

O primeiro passo é investir na comunicação, uma mensagem passada de forma clara, correta e objetiva gera empatia, fazendo com que cada pessoa expresse suas opiniões e conhecimentos para agregar o time.

Adote um ambiente mais flexível e diplomático, afinal, as melhores ideias surgem da liberdade em ser quem realmente somos.

 

O espírito de equipe é essencial para uma empresa prosperar. Ele promove a eficiência, a inovação, a motivação e a satisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que melhora a tomada de decisões e a capacidade de enfrentar desafios. Cultivar um ambiente de trabalho que valoriza e promove o espírito de equipe é uma estratégia inteligente para qualquer organização que busca sucesso a longo prazo.

 

Você já adotou a metodologia colaborativa com seu time?