Desafios gerados pela convivência de diferentes gerações no ambiente de trabalho

27 Julho, 2023
Dependendo do seu ano de nascimento, cada pessoa vai pertencer a uma determinada geração, no entanto, isso não tem relação apenas com a idade. A geração X, assim como a Y, a Z e o baby boomers representam, hoje, uma boa parte do mercado de trabalho e possuem formas diferentes de encarar e conduzir essa relação.
Mesmo assim, elas precisam trabalhar juntas, de forma cooperativa e em prol de suas empresas, o que, às vezes, pode resultar em alguns conflitos geracionais. Uma liderança da geração X, por exemplo, pode ter problemas ao lidar com um trainee da geração Z, simplesmente por não entender o seu universo.
Ao mesmo tempo, se um baby boomer (nascido entre 1945 e 1960) está tentando voltar ao mercado de trabalho, ele pode enfrentar uma série de dificuldades em relação às tecnologias e as novas ferramentas.
A verdade é que cada geração possui suas próprias particularidades, dificuldades e conhecimentos.
Atualmente, as gerações X, Y e Z são o grande foco das campanhas de marketing e publicidade, fazendo com que muitas marcas tenham que se reinventar para alcançar diferentes idades com seus produtos.
Com a expectativa de vida crescendo ano a ano, o mercado é caracterizado, hoje, pela presença ativa de múltiplas gerações, como a X, Y Z e os baby boomers (ainda que a participação desta última seja menor).
Conheça melhor cada uma delas:
Baby Boomers
São os nascidos entre 1945 e 1960, portanto, eles costumam ter perspectivas mais positivas sobre o trabalho, principalmente, quando comparados às gerações posteriores. Isso acontece porque essas pessoas ainda estão socialmente conectadas à ideia de instituições sólidas sejam em seus empregos, casamentos, famílias ou religiões.
Geração X
A geração X vem logo na sequência dos baby boomers: ou seja, são as pessoas nascidas entre 1960 e 1980.
Criada sob uma influência de movimentos hippies e de questionamentos mais diretos sobre a liberdade da mulher, essa geração já costuma ser um pouco mais flexível do que a dos baby boomers, mas ainda valorizam a segurança e a estabilidade profissional, evitando entrar em conflito direto com os seus superiores.
Geração Y
A geração Y, formada pelos nascidos entre os anos de 1980 e o fim dos anos 1990, também é popularmente chamada de millennials. E a principal característica dessa geração é ter crescido junto com a tecnologia.
Geração Z
A geração Z é aquela que vai do fim dos anos 90 até o início dos anos 2000, sendo chamada de nativos digitais.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS GERAÇÕES NO TRABALHO?
As principais diferenças entre a geração X, Y, Z e baby boomers são:
- Baby boomer: costumam trabalhar anos em uma mesma empresa.
- Geração X: anseiam pela estabilidade, são comprometidos e não se importam com a rotina;
- Geração Y: querem reconhecimento mais rápido e não se contenta apenas com um salário;
- Geração Z: gostam de se sentir desafiados e querem fazer a diferença com seu trabalho.
Acreditamos na criação de um espaço diverso, baseado em vivências, na empatia e no que há de melhor no conflito geracional, capaz de fortalecer a sinergia, a troca e o aprendizado coletivo no modelo híbrido.
Conteúdo produzido por 80&9.