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Cultura de Inovação - POC versus MVP - por Charles Schweitzer

27 Julho, 2020

Gostaria de começar este artigo com um aviso. Um spoiler, talvez. A diferença entre uma POC (Proof Of Concept) e MVP (Minimum Viable Product) não é semântica. Está longe de ser. E, tenho sentido cada vez mais a necessidade de tornar estes termos e suas diferenças os mais claros possível, porque se os dois forem tratados da mesma forma, com os mesmos processos, há um enorme risco de desperdício de recursos (principalmente tempo e dinheiro) nas empresas.

ORIGENS

Os conceitos de POC e MVP caíram definitivamente no gosto e no uso corporativo, especialmente nas empresas que estão passando, ou já passaram pelo seu processo de transformação digital.

Mas, na verdade, a POC é muito mais antiga que o MVP.

O termo POC está em uso pelo menos desde 1967. E, em 1969, em uma audiência do Comitê de Ciência e Astronáutica dos Estados Unidos definiu POC como sendo uma fase no desenvolvimento no qual algo é construído e testado para explorar e demonstrar a viabilidade de um novo conceito.

O termo MVP nasceu em 2001. Foi definido como uma versão de um produto, com características suficientes para satisfazer um primeiro grupo de Clientes e prover feedback para o futuro desenvolvimento do produto.

MVP - Minimum Viable Product

Lançar e medir o impacto de um MVP tornou-se uma estratégia de marketing que pode ser usada para entender melhor o impacto das ideias logo após a sua geração.

Steve Blank: "Você está vendendo a visão e entregando um conjunto de características mínimas, feitas para os visionários, não para todo mundo."

O propósito de um MVP é fazer com que um projeto, mesmo que ainda em desenvolvimento, esteja pronto para gerar negócios. Usando MVPs as empresas podem fazer melhores previsões sobre o impacto de seus projetos, em mercados, Clientes, faturamento, economia de custos, etc.

A estratégia associada ao MVP se difere de uma estratégica convencional de marketing principalmente no que tange tempo e dinheiro investidos para implantar um produto. O MVP, em sua existência, está lá para se tentar obter garantias de que o mercado quer este novo produto antes de se fazer grandes investimentos. Adicionalmente, um MVP criado sobre um produto existente pode permitir antecipar os ganhos incrementais que as novas características podem conferir antes do seu lançamento massivo, usando neste caso, por exemplo, Testes A/B.

DESMISTIFICANDO O SKATE

É muito provável que você tenha aprendido a diferença entre o método Waterfall e Ágil na abordagem e construção de um MVP usando como exemplo o desenvolvimento de um carro.

Neste exemplo, na abordagem Waterfall constrói-se algo que não entrega nenhum valor mínimo testável. Uma roda, depois um eixo, depois uma carenagem e, por fim, o projeto se materializa como um carro. Diz-se, invariavelmente que nesta hora, inclusive, as especificações ou necessidades relativas ao carro, podem ter mudado radicalmente.

Na abordagem ágil fala-se muito de começar com um Skate, de evoluir o skate para um patinete. Do patinete para uma bicicleta. Da bicicleta para uma moto e da moto para um carro. Tentem, por um minuto, transpor isto para a vida real. Imagine o verdadeiro Frankstein que seria um carro com rodas de Skate, guidão de bicicleta, motor de moto, etc. Do ponto de vista de desenvolvimento de sistemas ou produtos, essa abordagem pode trazer inúmeras dores de cabeça.

Portanto, é preciso se tomar um cuidado enorme com a definição do "mínimo" do MVP.
Mas, atenção: não existe e, não é admitido o uso desta metodologia ou do termo para assuntos ou desenvolvimentos que precisam ser feitos em atendimento a regulações ou regulamentações.

POC - Proof Of Concept

Assim como historicamente falando a POC vem antes do MVP, nos negócios é assim também.

Chamamos de Prova de Conceito (POC) as simulações realizadas antes do início da produção, de modo a garantir que o que foi pensado durante a etapa de planejamento e criação se mostre real quando transferido para o mundo material.

Esses testes "laboratoriais" são a primeira etapa para tirar o seu projeto do mundo das ideias, verificando como ele reage e se adapta ao consumo. Toda vez que se quer criar um produto completamente novo, ou ainda, novo para um determinado público, mercado ou organização, o uso de POC's é extremamente recomendado.

Se para o MVP a metáfora do Skate e do Carro foram amplamente difundidas, para a POC, nenhuma metáfora é melhor do que a de um bolo. E, ela vai permitir inclusive o entendimento do que é uma POC, do que é um MVP e do que é um Produto em Produção.

Digamos que você queira, pela primeira vez, fazer um cupcake. E, neste cenário, digamos que você não tenha a menor familiaridade com a cozinha. Além disso, você descobre que lhe falta um ingrediente da receita, mas mesmo assim você quer seguir adiante e fazer o cupcake. Este ambiente de incertezas na cozinha é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de um teste. De uma POC.


Durante seus testes com a sua receita, é possível que um Cupcake simplesmente não cozinhe direito. O outro, em contra-partida, queima muito rápido. Já o outro, simplesmente não cresce.

Até que por fim, voilá, você consegue fazer um cupcake minimamente palatável. E, isso nem dito por você, mas por alguém que gostaria muito de comer mais cupcakes. Você acaba de fazer uma POC de sucesso! Se souber replicar, poderá partir então para o desenvolvimento de um MVP.

A maior de todas as regras por trás de uma POC é: "Erre Rápido, Erre Barato e, Não Repita!"


Da POC ao MVP

Se estamos na mesma página, agora você já sabe que POC serve para realização de testes em um ambiente de incertezas. Assim como no exemplo do Cupcake, você estava assumindo a cozinha, você também poderia ter encomendado a receita a uma ou mais confeiteiras (fornecedores de soluções se assim preferir) e, aprovado a que melhor sabor, aroma e textura trouxesse.

No mundo dos negócios, em empresas que realmente querem ser ágeis, criar um ambiente que permita o desenvolvimento de POC's é essencial. Por mais que existam áreas reguladoras dentro da companhia, os testes devem ser permitidos sempre! Normalmente, quem conduzirá ou acompanhará o desenvolvimento das POC's será a área de inovação, mas ela não deve servir como gargalo para o nascimento de testes em outras áreas.


Contudo, esta máxima não se aplica aos MVP's.

Depois de termos o testado e desenvolvido um bolinho palatável é a hora de deixar nossa criação começar a ganhar o mundo. E, você não vai simplesmente "verbalizar" a sua receita para alguém e ganhar o mercado com ela.

O MVP não precisa realmente ser muito sofisticado. Pode ser simplesmente a sua POC com ganache e brigadeiro em sua primeira versão.

Embora nada extremamente complexo ou sofisticado, o MVP demanda processos e requisitos mínimos (a receita precisa ser repetível e contemplar os mesmos ingredientes e condições de preparo). Transpondo para o mundo dos negócios, estamos falando de segurança, governança, condições jurídicas e comerciais, etc.

Em geral, se a POC foi desenvolvida ou acompanhada pela área de Inovação, o MVP passa a ser desenvolvido e acompanhado pela área de produtos ou uma squad. A área de Inovação pode, no entanto, continuar a dar suporte ao desenvolvimento do MVP.


CONCLUSÃO

Todos amam bons produtos. É muito fácil atestar a qualidade de um produto que já ganhou escala e assim enumerar suas boas características, mas valorizamos pouco ou até mesmo jogamos contra o desenvolvimento, ou a jornada de um produto.

Michael Jordan: "Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso."

Todos, sem exceção, dentro de uma organização ágil, têm a responsabilidade, não de dizer "sim" ou "não", para o desenvolvimento de uma POC (a esta altura o "sim" já é deveria ser percebido como única condição), mas, sempre que houver um obstáculo para a realização de uma POC, em dizer COMO o obstáculo pode ser superado.


Sinceramente, não importa se o obstáculo é jurídico, de RH, de segurança, de compliance ou de quaisquer outros elementos do mundo corporativo. A mesma área que aponta a restrição deve ser capaz também de prover as formas de contorná-la para a execução de uma POC.

Ao se obter uma POC funcional promissora, na estruturação do MVP, pode e deve-se rever tudo, de modo a garantir que o produto que chegará ao mercado, assim o fará, entregando valor de forma coerente e correta, para o Cliente, para os Colaboradores e para a Organização. A partir dos primeiros feedbacks, este produto deve evoluir.

Muitos Negócios de Sucesso Começaram como POC's.

O fundador e CEO do GetNinjas, Eduardo L'Hotellier, em uma apresentação confessou que, no início, criou algo que ousou batizar de "Fake Back-End" ou "Integração Estagiário".

Apesar do sistema prometer o uso de tecnologia e IA para fazer o match entre a necessidade de um Cliente e um prestador de serviços, o sistema não era nada mais sofisticado do que um serviço de mensageria que alertava ao pequeno time da GetNinjas (3 pessoas: o próprio Eduardo, seu sócio e 1 estagiário) sobre uma necessidade de um Cliente. Este time, por sua vez, acessava, através de classificados, diversos profissionais que poderiam prestar o serviço. Ao encontrar o profissional certo, faziam seu cadastro na plataforma e endereçavam ao Cliente que tinha solicitado.

Depois de provar o conceito, de fazer o teste, conseguiu os primeiros investimentos que o permitiram alavancar a empresa para o que ela é hoje:

O GetNinjas em alguns números:

• Investimentos R$ 47 milhões

• 500.000+ profissionais cadastrados

• 2.800.000 serviços solicitados por ano

Reid Hoffman, fundador do Linkedin: "Se vc não tem vergonha da primeira versão de seu produto, você demorou demais para lançar."


Vamos cozinhar! :)