UNIDADE DIGITAL

6 dicas para usar podcasts. Entre nesse mundo e assuma o controle do tipo de informação que você deseja colocar na sua vida por Fabiano Castello

Artigo

18 Abril, 2022

Na semana passada passei cinco horas numa sala de espera de hospital aguardando minha mãe fazer um exame. Sem opção, foram cinco horas ouvindo o que saía de uma TV, supostamente para agradar os clientes. Fiquei horrorizado: foram cinco horas de tragédias, crimes e casos de traição, exceto por alguns momentos de fofocas sobre um reality show. Não vejo TV há alguns anos, e fiquei surpreso: se formos espremer todo o conteúdo, cinco horas de absolutamente nenhum conhecimento. É óbvio porque o Brasil não vai para frente: a qualidade de informação amplamente disponível é muito pobre(1).

O ponto mais importante não é discutir a qualidade da nossa programação de TV, mas alertar para o fato de que quem decide o que vemos e ouvimos não somos nós. Se você tem interesse em escolher o que você quer mesmo saber, uma das opções são os podcasts. Não é tecnologia: é informação, conhecimento e/ou entretenimento, mas o principal é que é você quem escolhe. 

O objetivo deste artigo é explicar o que são podcasts e como acessá-los. Podcasts fazem parte da minha vida há anos, diariamente. É algo que está ganhando cada vez mais adeptos. Não fique fora dessa: continue lendo para ver como eles podem fazer a sua vida muito melhor.


Primeiro ponto: o que são podcasts?

De uma forma bem simples, vamos fazer uma analogia com o YouTube, que todo mundo usa. No YouTube você escolhe seguir um canal, e, cada vez que um vídeo é publicado, ele aparece na sua linha do tempo. Podcasts não são vídeos; são arquivos de áudio. Podem ser de entrevistas, bate-papos, notícias e comentários, dos mais variados temas: política, notícias, esportes, cultura etc.  Quando você segue um podcast, toda vez que um episódio novo é publicado, ele aparece no seu agregador. Nesta analogia, o agregador é uma plataforma assim como o YouTube, e os episódios dos podcasts são os vídeos do YouTube.


Segundo ponto: o que é um agregador de podcasts?

É uma plataforma, que pode ser acessada via navegador ou através de aplicativos, sendo que  os mais comuns são o app "podcasts"  para quem usa Apple e o app "Google Podcasts" para quem usa o ambiente Android. Existem diversos outros, inclusive alguns que você já conhece para tocar músicas, como o Deezer e o Spotify.

Particularmente, já usei diversos agregadores, e atualmente acho que o melhor deles é o Castro, com o inconveniente que funciona apenas para a plataforma iOS (mesmo caso de outro bom agregador, o Overcast). Quem publica podcasts em geral sempre os cadastra na maioria dos agregadores, então o agregador acaba sendo menos importante. Pesquise, experimente e use aquele que você gostar mais.


Terceiro ponto: como eu escolho quais podcasts vou seguir?

Isto vai depender do tipo de informação que você quer receber. Por exemplo, quem gosta de política vai gostar do Fórum de Teresina, podcast da revista Piauí. Um dos podcasts mais ouvidos atualmente é O Assunto, produzido diariamente por Renata Lo Prete da Globo/G1.

Podcasts são muitas vezes divulgados no boca a boca, mas a melhor forma de achá-los é através dos próprios agregadores, onde sempre há uma opção "Procurar", "Find" ou "Search".


Quarto ponto: tem recomendação de alguns podcasts?

Você tem que assinar aqueles podcasts do seu interesse. Para que você tenha uma ideia, esse são os podcasts que estou seguindo no momento:

  1. Os já citados Fórum de Teresina e O Assunto (ainda que eu tenha consciência que ambos são enviesados, são bem produzidos).

  2. Pedro+Cora é um bate papo de assuntos que na maioria das vezes são de tecnologia, mas não necessariamente. O que me atrai é que eu sou fã tanto do Pedro Doria como da Cora Rónai, que são jornalistas veteranos e com muita credibilidade. Pedro tem alguns livros de história brasileira que são sensacionais. Cora é a mistura máxima de temperança e inteligência. O podcast é produzido pelo Canal Meio, uma agência independente de notícias com um newsletter diário que vale a pena assinar - ainda que não seja um podcast (use este convite).

  3. Loop Matinal é o podcast diário de notícias de tecnologia do Loop Infinito, tradicional site de tecnologia. Há muitos anos quem faz esses episódios é o Marcos Mendes, e eu não sei como será após maio de 2022, quando ele partirá para outros desafios. É um conteúdo de qualidade em 10 minutos.

Esses são podcasts que sigo desde sempre, praticamente desde que começaram. Outros descobri mais recentemente e estou gostando muito:

  1. História em meia-hora é um podcast feito por Vítor Soares, que fala de temas atuais e clássicos da história de maneira informal e divertida! Vítor é um professor que abandonou as salas de aula para se dedicar a fazer podcasts. Algumas salas perderam um bom professor, mas milhares de pessoas ganharam muito, porque os podcasts do Vítor são excelentes: tem uma curadoria ótima, são super objetivos e, podemos afirmar, livres de viés: ele se baseia em fatos e quando dá opiniões cita as fontes.


  1. Estudos Medievais é um podcast do Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME-USP). Como bom FEANO, tenho minhas diferenças históricas com esse pessoal do outro lado da rua, da "fefêléchi" (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), mas é inegável que este podcast é excelente. Exploram temas específicos com profundidade. Este episódio sobre os vikings, por exemplo, é super interessante e permite entender uma série de coisas que acontecem na popular série Vikings do NetFlix.


Estes são apenas alguns exemplos, muito mais para ilustrar como esse mundo é vasto em termos de assuntos. Muitos produtores de conteúdo acabam por disponibilizar suas produções também em formato de podcast. Um bom exemplo é o programa Roda Viva da Rede Cultura: todos os áudios das entrevistas são disponibilizados em podcast. Outro exemplo é a CBN. Por exemplo, se você gosta do comentário de esportes do Juka Kfouri, mas não está com o rádio ligado às 7 da manhã, pode assinar o podcast dele, e ouvir quando você quiser. Como foi dito antes, você pode simplesmente procurar por "CBN" no seu app de podcast. 



Quinto ponto: onde os podcasts entram na sua vida?

Em qualquer lugar onde você queira trocar o silêncio ou a "TV-ligada-em-qualquer-coisa" por informação de qualidade. Particularmente, ouço durante minhas caminhadas, no banho, lavando louça e, quando eu tinha um carro, dirigindo. 


Sexto ponto: muito legal mas... quanto custa?

Aí vem uma notícia boa: podcasts são gratuitos. Mas como não existe almoço grátis, em geral a monetização dos episódios é feita através de patrocínios ou publicidade, e existem casos cada vez mais comuns onde você pode fazer doações. Por exemplo, o história em meia-hora usa o site apoia.se para angariar doações, e em troca disponibiliza alguns conteúdos exclusivos.

Alguns sites com mais informações

- Perguntas frequentes sobre podcasts da Apple

- Como ouvir podcasts no Google Podcasts.

- Como ouvir podcasts no Spotify

É isso aí! Divirta-se com os podcasts!
Estou me animando para fazer um artigo sobre ebooks. Em breve!


(1) falo mais sobre isso no meu Manifesto.


* * *

O blog "Inteligência Artificial para Negócios" da Inova Business School é uma iniciativa de levar assuntos técnicos relacionados à novas tecnologias para a maioria das pessoas. Os assuntos em geral estão relacionados a big data, inteligência artificial, transformação digital, ciência de dados e DataViz. Você encontra mais informações, bem como o histórico de todos os posts, em www.fabianocastello.com.br. Para entrar em contato use o email [email protected] ou acesse o qr-code.