UNIDADE DIGITAL

5 ações simples para dificultar a vida dos ladrões - Coluna: Inteligência Artificial para Negócios - por Fabiano Castello

Artigo

12 Março, 2022

Uma pausa nos assuntos de inteligência artificial para falar de um assunto importante e que tem prejudicado muita gente de bem. 

Antigamente os bandidos roubavam o celular para revendê-lo do mercado paralelo. Agora há outra modalidade: o roubo de celular para, com as informações nele contidas, aplicar golpes e fazer transferências via PIX. Não sei em relação a outros lugares do Brasil, mas em São Paulo estão explodindo os casos de assalto. Próximo de onde moro, são inúmeros os casos relatados de pessoas que estão andando na rua e tem o seu celular roubado. Mensagens como esta a seguir são cada vez mais comuns.

Se roubo de celular é antigo, a novidade é que agora o ladrão precisa do celular desbloqueado para fazer transferências via PIX. Poderia discorrer aqui sobre o fato de que nossas vidas estão cada vez mais no celular, etc etc etc, mas isso todo mundo já sabe. O que eu gostaria de fazer é, de forma simples, dar algumas dicas de ações fáceis de implementar que você pode adotar, ainda hoje, para evitar ter sua conta corrente zerada por um bandido. 

Ação 1 - celular precisa ter senha, e precisa bloquear imediatamente quando a tela é apagada, ou seja, sempre vai pedir senha para abrir o celular. Acho que nem precisa de explicação, certo? Mas tem uma coisa que é importante: senha tem que dificultar a vida do ladrão. Usar "1234" como senha ou deixar um post-it com a senha escondido entre a capinha e o celular é a mesma coisa que ter um celular sem senha!

Ação 2 - configure o celular para apagar os dados depois de 10 tentativas de senhas erradas. Com isso, se o ladrão tentar desbloquear o celular, depois de 10 tentativas todos os dados serão apagados. Mas atente que para ter esta opção ligada você precisa fazer um backup do telefone, o que hoje é fácil tanto no iPhone quando no Android. Conheci uma pessoa que deixou o celular perto da filha de três anos ela, "brincando" com o celular, acabou apagando todas as informações.

Ação 3 - apague todas as suas senhas anotadas no celular. Muita gente deixa senhas anotadas nos aplicativos de notas no celular. Não dê suas senhas de bandeja para o ladrão, use um aplicativo próprio para guardar suas senhas. Opções não faltam: 1Password, KeePass e muitas outras. Tanto o iPhone como o Android tem seus próprios gerenciadores também.

Ação 4 - coloque uma senha no chip do seu telefone. Por padrão, as operadoras vendem os chips sem senha, de forma que quando vc coloca no celular, pode sair usando. Se o ladrão pega o seu telefone e o chip não tem senha, ele pode simplesmente ligar o telefone e, por exemplo, ver os SMSs recebidos. Minimamente ele vai ter acesso a qualquer serviço que usa SMS para confirmar telefone. Com isso ele poderá, por exemplo, roubar sua conta no WhatsApp se você não tiver autenticação em 2 fatores.

Ação 5 - autenticação em 2 fatores no WhatsApp. É importante para evitar que alguém roube sua identidade se tiver acesso ao seu chip ou suas mensagens SMS. Em linhas gerais, é apenas uma senha "extra" que precisa ser informada após a confirmação do telefone por SMS.

Se eu lesse artigo pela primeira vez, eu diria: "ok, mas como eu faço tudo isso?" Já respondendo esta questão, não daria para colocar aqui todos os passos de forma detalhada, principalmente considerando que os passos para iPhone e para Android tem suas diferenças. Mas existem vários tutoriais no Youtube que mostram como executar as ações acima e, paralelamente, estou trabalhando num tutorial com o passo-a-passo detalhado mostrando como executar esses e outros passos. Faça um cadastro para ser avisado assim que o tutorial estiver pronto (http://www.fabianocastello.com.br).

* * *

O blog "Inteligência Artificial para Negócios" da Inova Business School é uma iniciativa de levar assuntos técnicos relacionados à novas tecnologias para a maioria das pessoas. Os assuntos em geral estão relacionados a big data, inteligência artificial, transformação digital, ciência de dados e DataViz. Você encontra mais informações, bem como o histórico de todos os posts, em www.fabianocastello.com.br. Para entrar em contato use o email [email protected] ou acesse o qr-code.