Sobre o Curso

A Inova Business School, juntamente com a ICN Agency (Portugal) uniram forças numa parceria para trazer ao Brasil a Pós Graduação inédita em Neuromarketing - Neurociência Aplicada ao Consumo.


ICN Agency

A ICN Agency é um conceito de Intelligence em consumo, marcas e territórios baseada na neurociência aplicada, que visa potencializar a relação emocional entre marcas e consumidores. Para isso, utiliza o Dopaminecision Model ICN Agency, uma metodologia de análise (psicofisiologia, oculometria, neurofisiologia com equipamentos como fMRI, EEG, SCL, fEMG, Eyetracking, ECG, entre outros) aliada a domínios como a sociologia, economia, marketing, design ou ainda engenharia. Os fundadores criaram uma metodologia única, baseada em investigação científica e laboratorial, estudos de psicologia experimental, sociologia, antropologia, economia, gestão, marketing e comunicação, que interliga no processo de análise e desenvolvimento através da participação de técnicos qualificados nestas áreas, obtendo elevado grau de rigor e validade dos dados. Essa mesma metodologia será partilhada durante o curso em Campinas SP com todos os alunos, bem como o manuseamento das ferramentas e estudos de caso.

Acesse o site e conheça a ICN Agency: www.icnagency.com


Objetivo Geral do curso

A Pós-Graduação em Neuromarketing - Neurociência do Consumo persegue como ideal a capacitação de uma nova geração de profissionais do consumo e das áreas adjacentes que possuam competências e capacidades para trabalhar os diversos componentes que pertencem à esfera do consumo: comunicação e publicidade, marcas, embalagens, logotipos, espaços de consumo, websites, produtos e serviços, vendas, entre outros. Através de uma base científica capazes de perceber o consumidor (o elo central de enredo envolvido no consumo) na sua plenitude, pesquisando as origens do seu comportamento, das suas ações, pensamentos, reações, atitudes, decisões, necessidades e desejos, ou seja, o cérebro e o corpo humano.


A Inova Business School é a escola de negócios da Unità Faculdade


A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. Acesse o link abaixo para conferência no E-MEC.


Unità Faculdade: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTk1ODY=


Turma(s)

Pós-graduação em Neuromarketing

DADOS GERAIS

- Carga horária: 400 horas/aula

- Duração: 12 meses


INÍCIO DAS AULAS:

 - Aguarde informações sobre próxima turma em março de 2020.


HORÁRIO DAS AULAS:

8h às 17h40 aulas aos Sábados

(Haverá aulas às sextas-feiras e sábados, quando o módulo for ministrado pelos docentes convidados vindos da Europa). 

Público alvo

Esta Pós-graduação destina-se a pessoas das seguintes áreas:

  • Marketing Comunicação (criação, mídia e planejamento)
  • Gestão e Administração de Varejo
  • Pesquisa de Mercado e Consumo
  • Designers e Webdesigners
  • Arquitetos
  • Outros ligados à área do consumo ou interessados na área

Metodologia

O programa adotará uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais e aplicando exercícios práticos e simulações, aos contextos vivenciados pelos participantes.

Simultaneamente também será aplicado o método expositivo caracterizado por um componente híbrido entre a teórica e a desconstrução de casos práticos.

A ideia será privilegiar o componente prático, permitindo a observação dos equipamentos em funcionamento para que se possam aferir as potencialidades dos equipamentos e das tecnologias.

Grade

Módulo Horas
Introdução às neurociências aplicadas ao consumo 10 h/a
Introdução às neurociências aplicadas ao consumo 10 h/a
Neurociências aplicadas ao consumo | estimulação sensorial 10 h/a
Neurociências aplicadas ao consumo | estimulação sensorial 10 h/a
A neurociência na criatividade, inovação e tendências 10 h/a
A neurociência na criatividade, inovação e tendências 10 h/a
Neurociências aplicadas marketing mix 10 h/a
Neurociências aplicadas marketing mix 10 h/a
Investigação em neurociência aplicada ao consumo / paradigmas e equipamentos de investigação 10 h/a
Investigação em neurociência aplicada ao consumo / paradigmas e equipamentos de investigação 10 h/a
Emoção, cognição e teoria da mente 10 h/a
Emoção, cognição e teoria da mente 10 h/a
Neurociências na gestão estratégica 10 h/a
Neurociências na gestão estratégica 10 h/a
Neurociências no processo de tomada de decisão no consumo 10 h/a
Neurociências no processo de tomada de decisão no consumo 10 h/a
Neurociências aplicadas ao design, arquitetura e ao território 10 h/a
Neurociências aplicadas ao design, arquitetura e ao território 10 h/a
Neurociências na comunicação, design e publicidade 10 h/a
Neurociências na comunicação, design e publicidade 10 h/a
Trabalho Prático Orientado - Neuropitch 10 h/a

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Julien Diogo

Experiência e formação: CCO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu. Licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu - IPV. Mestre em Comunicacação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu - IPV com especialização em Place Branding. Desenvolve projetos de marketing, comunicação e experiências para empresas nacionais e internacionais prestando ainda consultoria junto de marcas territoriais como Beira Baixa ou Vouzela (Portugal). Criador de vários conceitos de negócio em áreas como a restauração, hotelaria, educação ou ainda setor automóvel. Consultor internacional no âmbito dos processos de internacionalização de empresas, com foco no mercado Francês e Suíço. Formador Profissional e ainda consultor em formação profissional. Autor de vários artigos e livros sobre a neurociência aplicada aos territórios, com participações em livros como "Princípios de NeuroMarketing: Neurociência Cognitiva Aplicada ao Consumo, Espaços e Design"; "Comportamento do Consumidor"; e "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente".

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

André Guimarães

Experiência e formação: Coordenador nacional da disciplina de Gestão Estratégica de Negócios e orientador do Plano de Negócios Digitais e Gestão da Qualidade na Inova Business School. Experiência de 15 anos no mercado Latino Americano de Telecomunicações e alta tecnologia, tendo atuado em empresas como Corning Inc., Draka, Huawei Technologies, Padtec, e 3M do Brasil. Atualmente dirige as operações da Finisar Inc. para América Latina. É graduado em Física e Física Aplicada, com Pós-graduação em eletrônica quântica, com MBA em Marketing pela Johnson School– Cornell e em Trends & Innovation.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald?s, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fernando Rodrigues

Experiência e formação: CEO & Founder da ICN Agency e CEO & Founder da PsicoSoma, professor universitário em várias universidades em Portugal (Instituto Politécnico de Leiria, IPAM, Universidade Lusófona), no Brasil (INOVA Business School), na Colômbia (CESA, Fundación Universitária Konrad Lorenz e Universidad de la Costa - CUC) e no Perú (ESAN). Especialista Avançado em Neuropsicologia e Especialista em Psicologia Clínica (pela Ordem dos Psicólogos de Portugal), obteve também o Título de Especialista em Marketing e Publicidade em Portugal pelo Instituto Politécnico de Leiria, Lisboa e Setúbal. Na sua formação, estuda Doutoramento em Neurociências na Universidad de Valência (Espanha), possui Diploma de Estudios Avanzados em Neuropsicologia Clínica pela Universidad de Salamanca (Espanha) e Licenciatura em Psicologia Clínica.
É investigador no GIINCO (Grupo Internacional de Investigación en Neurociencia Conductuales) e autor de vários livros, como por exemplo "Princípios de NeuroMarketing: Neurociência Cognitiva Aplicada ao Consumo, Espaços e Design"; "Comportamento do Consumidor"; "Influência do Neuromarketing nos Processos de Tomada de Decisão", "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente", entre outros. Keynote Speaker e Consultor com mais de 10 anos de experiência internacional possuindo em portfólio grandes marcas como clientes.

Expandir

Julien Diogo

Experiência e formação: CCO ICN Agency & Diretor PsicoSoma Viseu. Licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Viseu - IPV. Mestre em Comunicacação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu - IPV com especialização em Place Branding. Desenvolve projetos de marketing, comunicação e experiências para empresas nacionais e internacionais prestando ainda consultoria junto de marcas territoriais como Beira Baixa ou Vouzela (Portugal). Criador de vários conceitos de negócio em áreas como a restauração, hotelaria, educação ou ainda setor automóvel. Consultor internacional no âmbito dos processos de internacionalização de empresas, com foco no mercado Francês e Suíço. Formador Profissional e ainda consultor em formação profissional. Autor de vários artigos e livros sobre a neurociência aplicada aos territórios, com participações em livros como "Princípios de NeuroMarketing: Neurociência Cognitiva Aplicada ao Consumo, Espaços e Design"; "Comportamento do Consumidor"; e "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente".

Expandir

Luis Rasquilha

CEO da Inova Consulting e da Inova Business School; Professor da Fia, Fundação Dom Cabral e Hospital Albert Einstein. Colunista do MIT Sloan Review Brasil. Board Member do G100 Brasil e do Criptobanco Capitual. Formação em Disruptive Strategy (Harvard Business School), Criatividade e Design Thinking (Stanford University), Gestão (Inova Business School, ISG e ISCTE), Empreendedorismo e Gestão da Inovação (UCP), Marketing (UCP) e Comunicação (INP).

Expandir

Pedro Joel Rosa

Experiência e formação: Psicólogo graduado e mestre em Psicologia pela ULHT de LIsboa, e doutor em Psicologia da Saúde (Neuropsicofisiologia) pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É o atual coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental, (LABPSIexp), no ISMAT, em Portimão. Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de Lisboa e no ISMAT.

É também Professor Convidado nas disciplinas de psicofisiologia, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (licenciatura e mestrado)  e nos seminários de doutorado em psicologia, na área de psicofisiologia e oculometria, na Universidad de San Buenaventura, Medellín, Colômbia, Neste momento é investigador no COPELABS/ ULHT e no CIS (ISCTE-IUL). As áreas de investigação incidem no estudo dos processos atencionais e resposta emocional a estímulos valenciados através de eye tracking e de registo psicofisiológico periférico e central.

É investigador colaborador no Diana Prata's Lab, no Instituto de Medicina Molecular. É o mentor da International Conference on Eye Tracking, Visual Cognition and Emotion e fundador do I Encontro Nacional de Oculometria Cognitiva em Portugal, com inúmeras publicações científicas nesta área. Em 2016 foi distinguido com o prémio de Investigador de Mérito pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde pelo trabalho intitulado "Uso de eye tracking em realidade virtual não imersiva para avaliação cognitiva".

Expandir

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Rubens Pimentel Neto

Experiência e formação: Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, especialização em Capacitação Gerencial pela FEA-USP, Effective Sales Management pela Michigan Business School e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba. É especialista com larga experiência em Liderança, vendas e RH, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa e Agência Estado - empresa do Grupo O Estado de São Paulo, entre outras. Dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. nas áreas de Liderança, Vendas e RH, e tem levado seus conhecimentos e experiência para diversas empresas, tais como: Bayer, Dupont, Xerox, Johnson-Johnson, MaryKay, TOTVS, Ambev, Nestlé, DHL, Edenred, EY, Unilever, Grupo Ultra, Bosch, Walmart, Agência Estado e FMC, entre outras. É professor de RH, estratégia empresarial e comunicação em cursos universitários e MBA.

Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council. Formação em Coaching pela The Inner Game School of Coaching.

Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada à comunicação, estratégia, vendas e negociação.

É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial".

Expandir

Tadeu Brettas

Experiência e formação: Publicitário, com 30 anos de experiência à frente de departamentos de criação em agências de comunicação. Um dos profissionais de propaganda mais premiados do interior de São Paulo. Professor-orientador, há 15 anos, dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Comunicação Mercadológica, nas instituições onde leciona. 

Formação: Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-graduação em Gerência de Marketing e Mestrado em Administração de Empresas.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Chat