Inova em Foco | Gestão do Design - por Erika Pozetti

Inova em Foco

17 Janeiro, 2018

Hebert Alexander Simon, apontado como pai intelectual do Design Thinking, acreditava na importância do design como um conceito explícito na prática da administração e tomada de decisão nas empresas. 

Ele via o design como uma parte entre o pensamento e decisão em uma estrutura empresarial. 

Afirmava na década de sessenta que: " Quem faz design projeta cursos de ação com o objetivo de transformar situações existentes em situações preferidas."

Deste ponto de partida iniciou-se uma leva de processos, primeiramente com o design estratégico, o qual ainda é muito confundido com design de marca.

O design estratégico pode trabalhar desde a elaboração e criação de produtos e serviços, mas foca principalmente em desenhar estratégias empresarias, partindo dos princípios do design. 

Este mecanismo introduziu o design na área dos negócios, embora poucas pessoas ainda não saibam dos seus benefícios: geração de lucro, melhora na gestão empresarial, engajamento de colaboradores e clientes e é inovador.

No design estratégico se tornam presentes a necessidade e forma de colocar no mercado, produtos ou serviços, pensado no usuário final como elemento principal deste mecanismo.

Este processo iniciou sem a necessidade da ação colaborativa multidisciplinar e portanto, uma única pessoa poderia gerir este mecanismo. Funcionava mais como uma função de planejamento e coordenação das ações/valores competentes à empresa em questão. 

Atualmente o pensamento do design se encontra presente em vários processos na área de negócios como facilitador nas gestões estratégica, de pessoas, planejamento, serviços entre outras áreas.

Este pensamento é colocado em vários processos partindo do design estratégico, que inicia esta trajetória, e posteriormente este processo vai se burilando chegando ao design thinking e seus desdobramentos como o design de serviços e desing sprint, os quais são praticados diferentemente, uns dos outros. 

O design sprint tem uma rotina de trabalho e é praticado em 5 dias. Normalmente a equipe que o pratica é de colaboradores de uma mesma empresa e é voltado à soluções de problemas internos de uma corporação.  

Com colaboração de equipes mutidisciplinares, tanto o design thinking quanto o desing de serviços, focam no usuário final como ponto principal para lançamento de um novo produto,  estuda comportamento e reações dos seres humanos para um melhor atendimento ou serviço. 

Mesmo com todos esses processos sendo utilizados por pequenos e grandes negócios ainda temos nossos pensamentos voltados para a relação do design com a " estética". 

Então, o que é gestão do design? 

Seria uma gestão ligada à "estética"?

Não... É gerir com o pensamento do design, diagnosticando e propondo soluções estratégicas em todas as áreas de uma empresa por meio dos mecanimos citados acima entre outros processo inovadores como a utilização Agile, UX, UI, Canvas, etc...

É criar uma gerência e não contratar um designer para desenvolvimentos de serviços isolados.

Trata-se de encontrar melhores soluções para o ambiente de trabalho, serviços, produtos, atendimento, redução de custos, comunicação interna e externa. 

Faz parte desta nova gestão uma equipe criativa e inovadora, que saiba solucionar problemas ao nível econômico/financeiro, administrativo e cultural.

É manter equilibrada a sintonia entre empresa e usuário, se assegurando de todos os processos e mantendo os serviços, identidade e produto com uma mesma linguagem.

Esperamos, em pouco tempo estar ouvindo falar desta expressão com mais frequência e maior compreensão, pois segundo o filósofo Wolfgang Welsch, "... assim como o século XX foi o século da arte, o século XXI será o século do design".



Erika Pozetti


Arquiteta e Urbanista pela PUC Campinas | Mestre em Design e Arquitetura pela FAU - USP.Trabalha no mercado desde 1995 iniciando seus trabalhos em São Paulo, e posteriormente em Campinas como designer da Casa3, Big Staff Mídias, e Ateliê Aberto executando trabalhos gráficos de identidade visual coorporativa, embalagens, produtos e periódicos, atuando fortemente com embalagens para indústria farmacêutica, foco de sua dissertação de mestrado. Hoje é co-proprietária da MIX DESIGN onde atua profissionalmente como designer gráfica e design thinker, desenvolvendo projetos, treinamentos e consultoria. Ingressou na carreira docente em 1997, coordenou a Pós-graduação em Design Gráfico no SENAC Campinas de 2007 à 2017. Atualmente ainda leciona nesta mesma instituição, bem como na ESAMC Campinas, é coordenadora nacional da especialização do MBA em Design Thinking da Inova Business School, mentora no Pós MBA e Consultora Sênior da Inova Consulting.

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